Primeiro dia do verão em Salvador tem previsão de sol e chuvas rápidas; veja como será solstício

Salvador

Foto: Reprodução Internet

Foto: Reprodução Internet

Solstício de verão começou às 7h02 desta segunda-feira (21). Na capital baiana, a sensação térmica pode chegar a 37ºC nesse período. Chegada oficial do verão no hemisfério sul acontece nesta segunda-feira; entenda

O primeiro dia do verão em Salvador, nesta segunda-feira (21), tem previsão de chuvas fracas pela manhã. Já pela tarde, a capital fará sol e terá temperatura alta.

A região oeste do estado tem previsão de chuvas acompanhada de rajadas de vento, de raios e trovões, que pode chegar também até o Vale do São Francisco.

"A gente já fez toda essa avaliação das chuvas, a tendência é que essas chuvas ocorram, principalmente pela manhã, de curta duração. E tem esse calorzão que está iniciando hoje", explicou o meteorologista Giuliano Carlos do Nascimento.

O meteorologista também explica que, este ano, deve fazer mais calor do que nos anos anteriores. Na capital baiana, a sensação de calor pode chegar a 37ºC. Já no interior do estado, o calor fica ainda maior, com temperaturas alcançando 40ºC.

"Tem uma tendência que essas temperaturas sejam elevadas por conta do La Niña, que é um aquecimento da água do pacífico. Isso faz com que as temperaturas fiquem bem elevadas, principalmente aqui no nordeste", disse Giuliano.

Solstício de verão

Primeiro dia do verão em Salvador tem previsão de sol e chuvas rápidas

Reprodução/TV Bahia

O solstício de verão começou às 7h02 desta segunda. Ele acontece quando a terra muda o eixo de inclinação e o hemisfério sul, onde está Salvador, passa a receber mais radiação solar.

A terra fica nessa posição até o dia 20 de março, quando começa o outono. Até lá, serão cerca de 3 meses de dias mais longos e noites mais curtas. No verão, a sensação térmica geralmente é de 2º a 3º C a mais do que o número indicado no termômetro.

O verão também pode ter ocorrências de fortes chuvas e granizo. No dia 1º de janeiro deste ano, houve registro de chuvas de granizo em bairros de Salvador.

Veja mais notícias do estado no G1 Bahia.

Assista aos vídeos do Jornal da Manhã

Ouça 'O Assunto'