Capes abre inscrições para programa de pós-doutorado

Geral

Foto: Reprodução Internet

Foto: Reprodução Internet

A Coordena√ß√£o de Aperfei√ßoamento de Pessoal de N√≠vel Superior (Capes) inicia hoje (16) as inscri√ß√Ķes de propostas para o programa de pós-doutorado estratégico. Por meio do Programa de Desenvolvimento da Pós-Gradua√ß√£o (PDPG), ser√£o concedidas 1,4 mil bolsas para até 709 projetos. O investimento previsto é de R$ 173,5 milh√Ķes.

De acordo com as regras do Edital n¬ļ 16/2022, publicado segunda-feira (14), o prazo para a apresenta√ß√£o de projetos termina em 2 de maio, às 12h. Após as fases de an√°lise técnica e de recursos, o resultado final deve ser divulgado no Di√°rio Oficial da Uni√£o a partir de 31 de agosto. O in√≠cio da implementa√ß√£o dos projetos est√° previsto para setembro.

De acordo com a Capes, a iniciativa tem como p√ļblico alvo 2,4 mil acad√™micos. Segundo a presidente do órg√£o, Cl√°udia Queda de Toledo, o programa visa a aumentar a efic√°cia na forma√ß√£o de mestres e doutores.

"Com esse novo programa voltado ao pós-doutorado, a Capes pretende ampliar o conhecimento, a produ√ß√£o cient√≠fica e a ado√ß√£o de tecnologias para que os cursos se consolidem e contribuam para o desenvolvimento local, regional e nacional", afirmou.

Ligada ao Ministério da Educa√ß√£o, a Capes é respons√°vel pela expans√£o da pesquisa de mestrado e doutorado em todo o pa√≠s.