Prefeitura de Manaus revitaliza ramal e entrega micro-ônibus para escola da zona rodoviária

Geral

Foto: Reprodução Internet

Foto: Reprodução Internet

Após realizar serviço de terraplanagem no ramal do Rio Branquinho, na BR 174, KM 38, zona rodoviária, a Prefeitura de Manaus entregou um micro-ônibus para a escola municipal Zilda Iracema Melqueiro Nunes, que irá atender exclusivamente estudantes da comunidade Terra Nostra, localizada no KM 67, que há 13 anos reivindicava por um transporte. A unidade de ensino, administrada pela Secretaria Municipal de Educação (Semed), conta com 73 alunos matriculados nas modalidades da educação infantil e do 1º ao 9º ano do ensino fundamental.

Desde dezembro do ano passado, a Secretaria Municipal de Infraestrutura de Manaus (Seminf), realiza um trabalho de revitalização, que vai do ramal do Rio Branquinho até a comunidade Terra Nostra. Com isso, a Prefeitura de Manaus conseguiu atender os pedidos dos moradores, que têm filhos matriculados na unidade de ensino. Até o momento, foi realizado o trabalho de terraplanagem em 29 quilômetros, localizados no ramal do Rio Branquinho.

Com uma frota de aproximadamente 200 carros, entre micro-ônibus e ônibus escolares, que atendem as escolas das zonas urbana e rural, o chefe da Divisão de Transporte da Semed, Robert Andrey, afirmou que o resultado do transporte e revitalização é fruto de um trabalho em conjunto para alcançar esses objetivos.

"Em resposta à determinação do prefeito David Almeida de integração das secretarias, conseguimos atender essa comunidade, que há 13 anos solicita um transporte para as crianças. O trabalho que está sendo executado pela Seminf nos ramais, nos proporciona essa possibilidade de atendermos essas crianças. De imediato, a secretária municipal de Educação, professora Dulce Almeida, pediu para atendermos a solicitação da comunidade, e já estamos atendendo desde o início desta semana", explicou.

Para o secretário da Seminf, Renato Júnior, o trabalho é mais um compromisso do prefeito David Almeida que é cumprido. Segundo ele, os moradores da comunidade Terra Nostra estavam esquecidos pelo poder público.

"A área era intrafegável, nossas equipes da Seminf realizaram as obras, e agora todos poderão trafegar de forma segura, porém, o mais gratificante é poder ver o ônibus escolar trafegando e levando essas crianças de forma segura para a escola. Esse compromisso é com o futuro dessas crianças, com a qualidade de vida delas. Agora no verão mais ramais serão beneficiados", ressaltou o secretário.

A diretora da escola, Alessandra Castro, ficou feliz por duas grandes conquistas, que vão beneficiar os alunos no processo de ensino e aprendizagem, mas também as famílias, que também ganham com a revitalização dos ramais.

"Com essas melhorias, que vêm sendo realizada pela Prefeitura de Manaus, nós já temos como pegar esses alunos. O transporte era uma luta da comunidade. Na administração do prefeito David Almeida foi possível, além disso, nós temos presenciado o trabalho muito importante da Seminf nos ramais. Isso facilita muito o ir e vir dos alunos, e também quero exaltar a secretária Dulce Almeida, que tem esse olhar mais especial voltado para a zona rural, pois ela também conhece a realidade da divisão", disse.

Satisfeitos

Para a aluna do 7º ano matutino, Bianca Dias Coelho, 17, o novo micro-ônibus escolar e a revitalização dos ramais, só vem em boa hora para ajudar os alunos e as famílias.

"Isso traz mais segurança para nós que moramos no ramal. Além disso, vai ajudar os alunos a virem à escola com segurança. O ramal agora está bem ajeitado. Tudo isso é muito gratificante e temos um motorista bom para trazer os alunos na ida e na volta. Os nossos pais ficam mais tranquilos e agradeço ao prefeito David Almeida, que nos deu o ônibus", contou.

O agricultor Samuel Silva de Sousa, 60, avô e pai de um aluno da escola, ficou feliz com as conquistas da comunidade na aquisição do transporte escolar e do trabalho realizado no ramal, que vai ajudar muito os alunos no deslocamento até a escola.

"Quantas escolas não têm essa oportunidade de ter esse transporte para nossas crianças? Quero agradecer a prefeitura que está trabalhando para melhorar nossas vidas no ramal. Esse trabalho vai facilitar para todos, principalmente para os pais, porque a gente se preocupa muito com as crianças em casa sem estudar. Agora estamos vendo que o ônibus está pronto para levar as crianças para a escola, e creio que vai melhorar cada vez mais", finalizou.