Prefeitura de Manaus começa a aplicar a 4ª dose da vacina em pessoas a partir dos 50 anos

Geral

Foto: Reprodução Internet

Foto: Reprodução Internet

A Prefeitura de Manaus come√ßa a aplicar nesta quinta-feira, 5/5, a quarta dose de vacina contra a Covid-19, para o público de 50 anos a 69 anos. O avan√ßo, recomendado pelo Ministério da Saúde, vale também para os trabalhadores de saúde de qualquer idade.

As vacinas est√£o disponíveis para o novo público nos mais de 50 pontos de atendimento mantidos pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), incluindo pontos estratégicos de grande fluxo e Unidades B√°sicas de Saúde (UBSs), com funcionamento das 9h às 16 h.

O intervalo mínimo para receber a quarta dose é de quatro meses após a terceira dose. J√° estavam sendo contemplados com a quarta dose de refor√ßo os idosos de 70 anos ou mais e os imunossuprimidos maiores de 18 anos.

A subsecret√°ria municipal de Gest√£o da Saúde, Aldeniza Araújo, destaca que, apesar do cen√°rio epidemiológico atual indicar queda no número de adoecimentos, interna√ß√Ķes e óbitos por Covid-19, a campanha de imuniza√ß√£o deve ser continuada para evitar os riscos de redu√ß√£o da imunidade da popula√ß√£o contra o vírus.

Para ter acesso ao imunizante, o usu√°rio deve conferir se recebeu a terceira dose h√° quatro meses ou mais, consultando o https://imuniza.manaus.am.gov.br/ ou o cart√£o de vacina√ß√£o. Quem estiver no prazo, deve apresentar, no local de vacina√ß√£o, além do cart√£o onde est√£o registradas as doses anteriores, um documento de identifica√ß√£o original, com foto.

"Convocamos esse novo público, estimado em 300 mil pessoas, a comparecer aos nossos pontos de atendimento a partir de agora, para ampliar seu esquema vacinal, que representa a forma mais segura de evitar complica√ß√Ķes e mortes pela Covid-19", observa Aldeniza.

A subsecret√°ria chama a aten√ß√£o para o quantitativo de pessoas em atraso com a terceira dose, j√° oferecida para o público a partir dos 18 anos e também para os adolescentes de 12 a 17 anos com alto grau de imunossupress√£o.

"Temos aproximadamente 640 mil pessoas que j√° deveriam ter procurado os pontos de vacina√ß√£o para receber a terceira dose e, por algum motivo, ainda n√£o procuraram, o que nos causa preocupa√ß√£o e nos faz refor√ßar o alerta de que a imunidade para o vírus (Sars-Cov-2) cai depois de quatro a seis meses, como apontam os estudos recentes", destaca.

Aldeniza também ressalta que, apesar de estar avan√ßada, a campanha de vacina√ß√£o municipal contra a Covid-19 registra aproximadamente 300 mil pessoas em atraso com a segunda dose.

"A Semsa est√° de portas abertas para todos esses públicos, e também para as crian√ßas a partir dos 5 anos de idade que n√£o iniciaram ou n√£o completaram o esquema vacinal", diz a subsecret√°ria, destacando que, além dos pontos de atendimento que funcionam ao longo da semana, a secretaria tem oferecido hor√°rios e locais alternativos aos fins de semana, para facilitar o acesso da popula√ß√£o às vacinas.

A lista com os locais de vacinação, endereços e horários de funcionamento pode ser consultada no site da Semsa por meio do link bit.ly/localvacinacovid19 e nos perfis da secretaria nas redes sociais (@semsamanaus, no Instagram e Semsa Manaus, no Facebook).