Casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave voltam a crescer

Geral

Foto: Reprodução Internet

Foto: Reprodução Internet

Um levantamento da Funda√ß√£o Oswaldo Cruz (Fiocruz) mostra que os casos de S√≠ndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) voltaram a crescer no fim de abril, entre adultos. A tend√™ncia foi observada em v√°rios estados, o que afetou também a média nacional.

Segundo o boletim Infogripe, divulgado hoje (5), no Rio de Janeiro, pela Funda√ß√£o Oswaldo Cruz (Fiocruz), 14 das 27 unidades federativas apresentam sinal de crescimento de SRAG na tend√™ncia de longo prazo (√ļltimas seis semanas) até a semana epidemiológica 17 (√ļltima semana de abril): Acre, Alagoas, Amazonas, Amap√°, Maranh√£o, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Par√°, Paran√°, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Rondônia, Roraima e Santa Catarina.


Pacientes adultos

O boletim Infogripe estima uma média de 4,7 mil casos na √ļltima semana de abril, acima dos 3,5 mil casos da semana anterior. Diferentemente das semanas anteriores, quando se verificou um crescimento restrito à popula√ß√£o infantil, desta vez a alta aconteceu entre adultos.

Para o coordenador do Infogripe, Marcelo Gomes, essa alta pode estar associada aos aumentos de casos de covid-19, mas também ao retorno do v√≠rus Influenza-A (gripe).