Aprovação do prefeito David Almeida cresce e chega a 82% de satisfação

Geral

Foto: Reprodução Internet

Foto: Reprodução Internet

Oito em cada dez manauaras aprovam a gest√£o de David Almeida à frente da Prefeitura de Manaus. É o que aponta a pesquisa do Instituto Di√°rio de Pesquisa (IDP), divulgada nesta ter√ßa-feira, 10/5, que mostra 82% de aprova√ß√£o do trabalho de Almeida como gestor do Executivo municipal. O levantamento confirma a alta satisfa√ß√£o dos manauenses com o prefeito, que j√° havia recebido 81% de aprova√ß√£o em pesquisa divulgada pelo mesmo instituto, em fevereiro.

No novo levantamento, David Almeida recebeu destaque dos entrevistados que consideraram a atua√ß√£o como ótimo/bom, que atinge 42,7%. E os que apontam como regular ficou em 39,3%. O índice de satisfa√ß√£o da popula√ß√£o com o chefe do Executivo municipal leva em considera√ß√£o as principais √°reas da gest√£o (transporte, saúde, educa√ß√£o, infraestrutura), entre outros.

Para o prefeito, o levantamento é reflexo do investimento da prefeitura na melhoria da qualidade de vida dos manauaras, como a reformula√ß√£o em uma das principais √°reas: a Saúde, prioridade zero da gest√£o após as dificuldades enfrentadas com a pandemia de Covid-19 no início de 2021.

"Depois de enfrentar muitos desafios, conseguimos, com muito trabalho, come√ßar uma nova p√°gina na história de Manaus e a popula√ß√£o tem reconhecido o nosso esfor√ßo. Manaus tem, hoje, a melhor saúde b√°sica do Brasil, poucos meses depois do ano difícil que tivemos em 2021. Os servidores da Secretaria Municipal de Saúde fizeram da saúde b√°sica de Manaus o orgulho da nossa cidade e uma refer√™ncia para o Brasil. Todas as metas foram alcan√ßadas nos atendimentos", salientou David Almeida.

Após Manaus se tornar refer√™ncia na √°rea da Saúde, conquistando o 1¬ļ lugar no índice final do "Previne Brasil", com o melhor sistema de Aten√ß√£o B√°sica na Saúde entre as capitais, e ter terminado 2021 com o Sine que mais emprega no país, o prefeito David Almeida quer agora que a capital do Amazonas lidere o ranking nacional do Índice de Desenvolvimento da Aten√ß√£o B√°sica (Ideb), promovido pelo Ministério da Educa√ß√£o. Para que isso ocorra, o prefeito desafiou os gestores municipais da Secretaria Municipal de Educa√ß√£o (Semed) a buscarem a excel√™ncia nas unidades de ensino da cidade.

"Nós estamos buscando a excel√™ncia na presta√ß√£o de servi√ßos aqui na nossa cidade e o desafio foi feito para mais de 500 gestores, que agora v√£o passar o desafio aos nossos professores, para que possamos transformar a educa√ß√£o b√°sica de Manaus em uma das melhores do Brasil, da mesma forma que nós fizemos com a saúde, com a economia, com as finan√ßas e também com o emprego. Portanto, eu quero destacar que o desafio foi aceito e agora nós vamos buscar os resultados dessa reuni√£o", enfatizou Almeida.

A prefeitura também atingiu o nível m√°ximo na última an√°lise sobre Capacidade de Pagamento (Capag) do Tesouro Nacional e garantiu nota m√°xima, "A", nos tr√™s indicadores que comp√Ķem a metodologia de c√°lculo da avalia√ß√£o: liquidez, poupan√ßa corrente e endividamento do município. A an√°lise Capag do Tesouro Nacional monitora a situa√ß√£o fiscal dos entes subnacionais que podem realizar opera√ß√Ķes de crédito com garantia da Uni√£o.

"É uma prova do trabalho sério que estamos desenvolvendo. A equipe desta prefeitura é comprometida e desde o primeiro dia em que assumi a administra√ß√£o da cidade de Manaus, vejo o quanto nossas a√ß√Ķes est√£o fazendo a diferen√ßa em todos os setores de nossa compet√™ncia, seja na Educa√ß√£o, na Infraestrutura, na Saúde, e agora nas Finan√ßas, além dos demais segmentos, que também se destacam. A gente est√° aqui para fazer diferente, para fazer o melhor na vida da nossa popula√ß√£o que est√° sentindo e vivenciando cada passo que est√° levando Manaus para um outro patamar", mencionou o prefeito David Almeida.

Pesquisa

A pesquisa realizada pelo IDP ouviu mil eleitores na capital e foi feita entre os dias 27 de abril e 8 de maio, sob a coordena√ß√£o do professor doutor Edmilson de Araújo Silva, matem√°tico e consultor estatístico. O nível de confian√ßa é de 95%, e a margem de erro estimada é de 2,3 pontos percentuais para mais ou para menos.