Maternidade Moura Tapajóz celebra Dia Mundial da Doação de Leite Humano: saiba como doar

Geral

Foto: Reprodução Internet

Foto: Reprodução Internet

Em alus√£o ao Dia Mundial da Doa√ß√£o de Leite Humano, cujo tema este ano é "Gotas de Amor para um Mundo Melhor", celebrado nesta quinta-feira, 19/5, a enfermeira Lílian Aguiar, respons√°vel pelo Posto de Coleta de Leite Humano da Maternidade Dr. Moura Tapajóz (MMT), da Prefeitura de Manaus, esclarece as principais dúvidas que surgem quando o assunto é doa√ß√£o de leite humano.

Segundo a enfermeira do servi√ßo, que também é conhecido como "Cantinho da Amamenta√ß√£o", é importante ressaltar que o leite materno doado literalmente salva vidas, pois abastece os recém-nascidos doentes ou prematuros que est√£o na UCI e UTI (Unidades de Cuidados Intermedi√°rios e de Tratamento Intensivo, respectivamente) da maternidade e que necessitam de nutri√ß√£o por meio desse alimento natural e genuíno.

"Quando a m√£e tem um beb√™ doente ou prematuro, o leite demora para fazer a saída. Porque sabemos que o ato de amamentar é que estimula o cérebro a produzir mais leite. Ent√£o, quando este recém-nascido n√£o est√° com a m√£e, o próprio estresse do momento e a falta de suc√ß√£o direta na mama s√£o respons√°veis por essa baixa de produ√ß√£o. Por isso, esse beb√™ necessariamente vai precisar de leite materno doado", explicou Lílian.

Quem pode doar?

Toda mulher saud√°vel que esteja amamentando pode ser volunt√°ria e ajudar a salvar a vida de v√°rios recém-nascidos, inclusive aquelas que n√£o tiveram seus filhos na Moura Tapajóz.

É necess√°rio apresentar algum exame?

Sim. Para a seguran√ßa dos beb√™s que receber√£o o leite doado, as mulheres lactantes precisam apresentar exames que tenham sido realizados h√° pelo menos 6 meses. Mas, caso a doadora n√£o tenha esses exames disponíveis na validade, pode realiz√°-los rapidamente em qualquer Unidade B√°sica de Saúde (UBS) ou via agendamento na própria sede da Moura Tapajóz de forma inteiramente gratuita.

Preciso ir até a maternidade para doar o leite?

N√£o. Voc√™ pode agendar sua doa√ß√£o via WhatsApp (92 99440-8080), de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, pois a Moura Tapajóz disp√Ķe de um automóvel que vai até a sua casa às ter√ßas e quintas-feiras, também das 8h às 17h, buscar o leite doado e entregar novos kits esterilizados para as doa√ß√Ķes futuras. Lembrando que a doa√ß√£o também pode ser agendada para ser feita presencialmente na sede da maternidade para aquelas mulheres que assim preferirem.

Se eu quiser doar, pode faltar leite para o meu bebê?

N√£o. Pois quanto mais a mama é estimulada com a suc√ß√£o, mais leite ela produz. Na verdade, a doa√ß√£o de leite ajuda as mulheres lactantes em mais de uma forma, pois, ao coletar todo o excesso depois da amamenta√ß√£o de seu beb√™, a mulher evita o risco desse excedente empedrar ou infeccionar o seio.

Como deve ser feita a retirada/ordenha do leite?

Os frascos esterilizados que ser√£o usados para coleta s√£o disponibilizados pela própria Moura Tapajóz. A doadora deve higienizar os seios com √°gua e sec√°-los com uma toalha limpa. O leite deve ser retirado depois que o beb√™ tiver mamado ou quando as mamas estiverem muito cheias. A ordenha pode ser feita tanto manualmente como a partir de uma bomba a v√°cuo ou elétrica. Essas orienta√ß√Ķes além de outras mais específicas s√£o dadas por meio de atendimentos individualizados sempre que o agendamento para doa√ß√£o for realizado via WhatsApp (92 99440-8080).

Qual o jeito certo de armazenar o leite ordenhado?

É possível colocar mais de uma ordenha no mesmo frasco esterilizado. Para armazenar o leite da segunda ou mais ordenhas no mesmo frasco da primeira, basta coloc√°-lo por cima do leite j√° congelado, sem problema nenhum. A validade do leite congelado é de 15 dias, contando a partir da primeira ordenha.

Como faço para doar?

Tanto a coleta domiciliar quanto a doa√ß√£o presencial na maternidade podem ser agendadas pelo telefone (92) 99240-8080 (somente mensagem de Whatsapp), de segunda a sexta-feira, no hor√°rio das 8h às 17h.