MEC lança plano de recuperação de aprendizagem da educação básica

Geral

Foto: Reprodução Internet

Foto: Reprodução Internet

√ćndices de evas√£o

A lista de metas da pol√≠tica é extensa. Entre as principais, figuram elevar a frequ√™ncia escolar e reduzir √≠ndices de evas√£o e de abandono escolar; desenvolver estratégias de ensino e aprendizagem para o avan√ßo do desempenho e da promo√ß√£o escolar; diminuir a distor√ß√£o idade-série por meio do monitoramento da trajetória escolar; promover a coordena√ß√£o de a√ß√Ķes para o enfrentamento do abandono escolar e recupera√ß√£o das aprendizagens; e aumentar a resili√™ncia dos sistemas de ensino por meio da implementa√ß√£o de a√ß√Ķes e programas de amplia√ß√£o da capacidade técnica e da infraestrutura das redes para responder a situa√ß√Ķes de crise.

Também est√£o entre os objetivos principais contribuir para a consecu√ß√£o das metas e das estratégias estabelecidas no Plano Nacional de Educa√ß√£o e nos planos de educa√ß√£o estaduais, municipais e distrital; e fortalecer a forma√ß√£o dos profissionais do magistério no que diz respeito ao diagnóstico de lacunas nos processos de ensino e aprendizagem.

A partir da aplica√ß√£o do plano, o MEC pretende promover interven√ß√Ķes eficazes e tempestivas no √Ęmbito da aten√ß√£o individualizada aos discentes [alunos], além de incentivar a forma√ß√£o para o uso pedagógico de conte√ļdos digitais.


Novas tecnologias

As novas tecnologias também est√£o entre as preocupa√ß√Ķes do plano. Nesse sentido, a ideia é instituir o Ecossistema de Inova√ß√£o e Solu√ß√Ķes Educacionais Digitais, sob gest√£o do Ministério da Educa√ß√£o, como plataforma para capta√ß√£o, divulga√ß√£o e dissemina√ß√£o de solu√ß√Ķes tecnológicas voltadas à recupera√ß√£o das aprendizagens e ao enfrentamento da evas√£o e do abandono escolar na educa√ß√£o b√°sica, além da potencializa√ß√£o de novas formas e experi√™ncias de ensino.