Escola da Prefeitura é beneficiada com projeto de sustentabilidade que passa pela primeira vez em Manaus

Amazonas

Foto: Reprodução Internet

Foto: Reprodução Internet

Mais de 650 alunos da Prefeitura de Manaus, matriculados na escola municipal Professor João Chrysóstomo de Oliveira, foram beneficiados nesta quarta-feira, 31/8, com o projeto realizado em âmbito nacional Ecoarte Itinerante, desenvolvido em Manaus pela empresa Ntics Projetos, passando pela primeira vez pela capital amazonense.

O projeto chega a beneficiar mais de 10 mil alunos em todo território brasileiro. O projeto já passou pelas cidades de São Paulo (SP), Monte Mor (SP), Ponta Grossa (PR), São Carlos (SP), Araraquara (SP), Angatuba (SP). Segundo a gestora da unidade, Tânia Taita, foi uma honra para a escola ter sido escolhida.

"Bem, nós estamos primeiramente muito gratos, porque os nossos alunos tiveram a oportunidade de aprender de forma lúdica o conceito de reciclagem, o conceito de sustentabilidade, e como é o futuro do nosso país. É muito importante que eles aprendam na prática, que vivenciem essas experiências para se tornem cidadãos com valores, com novos comportamentos, com novas atitudes voltadas a preservação do meio ambiente. Então, a escola está feliz por essa atividade e com certeza ficamos muito honrados pela escola ter sido escolhida", frisou a gestora.

O projeto busca ensinar temas a respeito de sustentabilidade de uma maneira lúdica e dinâmica. "O Ecoarte tem o objetivo de trazer mais consciência sobre a importância da reciclagem e da sustentabilidade, principalmente para nossas crianças e jovens, entendendo que nós estamos na década de regeneração do planeta e no meio da Amazônia, de uma forma lúdica e leve", explicou o coordenador da Ntics Projetos, Bellmond Viga.

O aluno Rafael Sousa, 9, do 3º ano do ensino fundamental, destacou que a proposta do projeto na sua concepção é criativa, porque traz a abordagem do meio ambiente por meio de brincadeiras. "Achei uma ideia bem criativa para aprender mesmo sobre meio ambiente, por aprender um monte de coisa importante brincando, por meios de jogos, de teatro. Eu adorei", comentou.

Projeto

O projeto acontece por meio de seis oficinas. Nas oficinas, os alunos aprendem a montar brinquedos com material reciclado, a fazer pinturas e arte com objetos reciclados, em outras há jogos com conteúdo de desenvolvimento sustentável. Na última oficina, há uma peça de teatro trazendo esses objetivos de desenvolvimento sustentável. Além disso, os alunos aprendem sobre resíduos e os cinco Rs: Repensar, Recusar, Reduzir, Reutilizar e Reciclar.