Prefeito David Almeida entrega Unidade de Saúde da Família L-47 totalmente revitalizada

Amazonas

Foto: Reprodução Internet

Foto: Reprodução Internet

Dando continuidade à reestrutura√ß√£o da rede b√°sica de saúde na capital, o prefeito David Almeida entregou, nesta quarta-feira, 21/9, a Unidade de Saúde da Família (USF) L-47, localizada na rua Beija-Flor, bairro Jorge Teixeira, zona Leste. O espa√ßo passou por um amplo processo de revitaliza√ß√£o, fruto de Parceria Público-Privada (PPP), que compreendeu reformas estruturais e aquisi√ß√£o de novos equipamentos para oferecer mais qualidade na oferta dos servi√ßos de saúde aos 4 mil usu√°rios, para os quais a unidade é refer√™ncia.

Durante a entrega, o prefeito destacou que a UBS L-47 é a 30¬™ unidade de pequeno porte revitalizada pela atual gest√£o, de um total de 68 unidades do tipo que sofrer√° interven√ß√£o.

"Essa é a 30¬™ UBS da PPP que a gente entrega, de um total de 68. A nossa meta é reformar todas as 68 até o final do mandato. Além disso, também estamos empenhados na constru√ß√£o de UBS (Unidade B√°sica de Saúde) porte 4, e essa UBS que nós estamos entregando hoje faz parte do programa de revitaliza√ß√£o das estruturas das nossas unidades de saúde, além da reforma do prédio, os materiais, os equipamentos, todos est√£o sendo trocados, os computadores, mesas, tudo isso nós estamos trocando, para que a gente possa ter uma melhor condi√ß√£o de trabalho, ofertando para a popula√ß√£o o melhor servi√ßo", assegurou Almeida.

De porte IB, com 132 metros quadrados, a unidade recebeu nova cobertura, pintura, mobili√°rio, equipamentos, servi√ßos de jardinagem, com manuten√ß√£o e adequa√ß√£o das estruturas internas e externas. A L-47 atua com duas equipes de profissionais de saúde, sendo uma de Estratégia Saúde da Família (ESF) e uma de Saúde Bucal. A unidade oferta servi√ßos e a√ß√Ķes de saúde de car√°ter preventivo e est√° voltada para o atendimento de crian√ßas, adolescentes, adultos e idosos.

Segundo a titular da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), Sh√°dia Fraxe, o plano de obras visa modernizar os estabelecimentos de saúde do município e ampliar a cobertura de aten√ß√£o prim√°ria oferecida em todos os distritos da cidade, contemplando com prioridade as √°reas de alta demanda e vazios assistenciais.

"Quando a gente moderniza uma estrutura que a gente oferece melhores condi√ß√Ķes com novos aparelhos, novos computadores, a gente melhora a qualidade do atendimento, do acesso à popula√ß√£o. Essa unidade aqui faz parte do nosso plano de obras de revitaliza√ß√£o de 68 unidades desse tipo, e assim a popula√ß√£o se alegra e a gente mais ainda, por poder proporcionar um melhor acesso, uma melhor qualidade no atendimento", completou Fraxe.

Em sua carteira de servi√ßos est√£o incluídas consultas médicas e de enfermagem, coleta de material para exame laboratorial, coleta de para exame preventivo do c√Ęncer de colo do útero (Papanicolau), realiza√ß√£o de curativos, retirada de pontos, aferi√ß√£o de press√£o arterial e glicemia capilar, além de verifica√ß√£o de peso e altura, administra√ß√£o de medicamentos injet√°veis e orais, aplica√ß√£o de vacinas e dispensa√ß√£o de medicamentos b√°sicos.

Com o objetivo de melhorar a infraestrutura da rede de Aten√ß√£o B√°sica do município, a Prefeitura de Manaus trabalha, atualmente, com um pacote de cem obras nas zonas urbana e rural, incluindo a constru√ß√£o de 25 novas unidades, sendo 15 de grande porte, com maior capacidade de atendimento e resolutividade, e mais 25 reformas e 53 revitaliza√ß√Ķes.