Nilton Lins e Universidade do Porto iniciam programa de intercâmbio de alunos

Geral

Foto: Reprodução Internet

Foto: Reprodução Internet

Internacionaliza√ß√£o enquanto mobilidade de alunos, professores e pesquisadores em uma viv√™ncia de novas experi√™ncias em diferentes continentes é miss√£o das Universidade Nilton Lins e Universidade do Porto (Portugal), que materializaram possibilidades diversas em inúmeros programas e projetos quando celebraram conv√™nio que come√ßa a receber interessados de ambas as institui√ß√Ķes.

Segundo a parceria firmada no último m√™s entre a reitora Gisélle Lins Maranh√£o e a vice-reitora de Rela√ß√Ķes Internacionais da universidade portuguesa, Maria Joana Mesquita Cruz, o número de vagas disponíveis para o programa ser√£o acordadas entre as institui√ß√Ķes anualmente, de acordo com a demanda, mas h√° forte expectativa, especialmente em raz√£o da forte rela√ß√£o entre os dois países, de que em Manaus a Universidade receba, j√° nos programas de férias, alguns alunos, em especial os vinculados em projetos de pesquisa.

O conv√™nio é destinado para todos os alunos matriculados na Universidade Nilton Lins, pesquisadores e professores e para participar, os interessados devem encaminhar os requerimentos solicitando a inclus√£o no programa para a Pró-Reitoria de Extens√£o.

Segundo a reitora da universidade amazonense, a troca de experi√™ncias j√° entusiasma as institui√ß√Ķes, e o idioma, os costumes e as raízes comuns favorecem o interc√Ęmbio de docentes e discentes.

"A partir de agora, muitas parcerias ir√£o surgir e os grandes beneficiados s√£o o nosso estado, a comunidade e principalmente, nossos alunos, e futuros alunos, de Gradua√ß√£o e Pós-gradua√ß√£o, pesquisadores e professores, que ter√£o acesso aos novos horizontes que o programa de internacionaliza√ß√£o da Nilton Lins ir√° proporcionar", destacou Gisélle Lins.

Com origens que remontam o século XVIII, a Universidade do Porto est√° entre as 150 melhores institui√ß√Ķes de ensino superior da Europa e em Portugal, é a maior produtora de ci√™ncia e líder em pedidos de registros de patentes.