Prazo para partidos devolverem recursos acaba hoje

Geral

Foto: Reprodução Internet

Foto: Reprodução Internet

Logo Agência Brasil

Termina hoje (19) o prazo para que os partidos pol√≠ticos devolvam aos cofres p√ļblicos os recursos do Fundo Eleitoral n√£o utilizados nas campanhas deste ano.

Pela legislação eleitoral, devem ser devolvidos ao Tesouro Nacional todos os recursos recebidos e que não possam ser atribuídos a alguma despesa de campanha comprovável na prestação de conta eleitoral de cada legenda e candidatura.

O prazo para todos os candidatos e candidatas entregarem as presta√ß√Ķes de contas finais de campanha também termina neste s√°bado (19).


Despesa

No caso de recursos do Fundo Partid√°rio, que também pôde ser aplicado nas campanhas, todo dinheiro transferido a candidatos e que n√£o teve despesa comprovada, deve ser transferido paras as contas dos diretórios estaduais ou nacional de cada sigla. O mesmo acontece em rela√ß√£o a recursos provenientes de doa√ß√Ķes por pessoas f√≠sicas.

Segundo as estat√≠sticas da Justi√ßa Eleitoral, 81,35% dos recursos usados nas campanhas deste ano foram provenientes do Tesouro Nacional, o equivalente a mais de R$ 5,2 bilh√Ķes. Outro R$ 1,2 bilh√£o foi recebido por meio de doa√ß√Ķes privadas.