Prefeitura de Manaus realiza último encontro do projeto Alfa Sul em 2022

Geral

Foto: Reprodução Internet

Foto: Reprodução Internet

A Prefeitura de Manaus realizou o último encontro do ano de 2022 do projeto Alfa Sul, nesta terça-feira, 29/11, na Escola do Legislativo Senador José Lindoso, da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), no bairro Flores, zona Centro-Sul, com pedagogos das unidades de ensino da Divisão Distrital Zonal (DDZ) Sul, da Secretaria Municipal de Educação (Semed). Essa iniciativa teve o objetivo de iniciar o planejamento das ações voltadas à alfabetização para o ano de 2023.

O Alfa Sul é um projeto idealizado pela DDZ Sul em 2021 pensando em subsidiar o trabalho realizado nas escolas por conta das dificuldades impostas pela pandemia. Ele surge buscando atender as particularidades de cada unidade de ensino e visando melhorar o nível de aprendizado dos estudantes. Durante o tempo de existência, já foram realizadas oficinas sobre níveis de aprendizagem, sobre temas específicos e sobre os pilares da alfabetização.

A coordenadora do Ensino Fundamental Anos Iniciais da DDZ, Cibele Gonçalves, explica que este é o primeiro encontro com pedagogos de 2022. Para ela, em um contexto não pandêmico, os desafios para o trabalho em 2023 mudaram.

"A abordagem é bem significativa, porque traz o encerramento de um período letivo onde eles visualizaram todas as condições pedagógicas, as estratégias e o contexto de cada unidade de ensino para poder atuar significativamente em 2023", acrescentou a coordenadora.

Para a gestora da escola municipal Jose Wandemberg, Danielle Martins, que também atua como pedagoga, a diferença que o projeto tem trazido para o processo de alfabetização dos estudantes. "É um trabalho todo diferenciado que foi feito desse acompanhamento do Alfa Sul e, hoje, a gente tem a oportunidade de ter excelentes resultados tanto no 1º ano quanto no 2º ano. A gente entende que o projeto vem para somar, para agregar na escola", finalizou.