Portal Realidade

Afinal, qual é o esporte mais antigo do mundo? Entenda

A história dos esportes pode mesclar-se com a criação da história humana. Entre os primeiros registros de civilização, práticas, disputas e exercícios já eram retratados e expostos como parte da rotina humana. Mas, será que é possível saber qual o esporte mais antigo do mundo? Para responder, estabelecemos uma lista com as 3 práticas que mais aparecem sendo citadas e referenciadas como as primeiras que surgiram.

Portanto, entre os esportes mais antigos do mndo todo estão o atletismo, a luta e a corrida. Separamos a corrida como um esporte já que a maratona, por exemplo, pode pertencer ao atletismo, mas possui muita representatividade na criação do próprio esporte em si. Inclusive, a criação da Olimpíada conta com ela.

As primeiras olimpíadas foram realizadas na Grécia, do Século VIII a.C. ao Século V d.C., com a maratona como uma de suas modalidades. Então, pararam de ser realizadas, voltando em 1896, em Atenas. Em todas estas edições, há registros dos esportes retratados como os mais antigos. Confira a seguir mais sobre cada modalidade e entenda a importância histórica de cada uma delas.

Atletismo

O atletismo une diversas práticas esportivas, como a própria corrida, o lançamento de discos, o arremesso de peso ou até o lançamento de dardos, por exemplo. Aponta-se que a mais antiga competição já registrada na história. Inclusive, o atletismo é um esporte olímpico há 120 anos, presente desde a primeira edição das Olimpíadas.

Luta

A origem da luta como uma prática esportiva possui registros na Grécia antiga, em desenhos de pinturas rupestres na França e até mesmo no Egito. Consiste no enfrentamento de dois adversários com um conjunto de regras, sendo hoje praticada em modalidades distintas: profissional ou olímpica.

Corrida

A corrida de longa distância também está na lista dos esportes mais antigos do mundo, já que possui registros nas civilizações do Antigo Egito e também na Grécia. Como não citar a lenda da Maratona? Um soldado sai da cidade chamada de Maratona, percorre 12 quilômetros, e chega em Atenas para entregar a mensagem de vitória na Guerra contra Pérsia. Por isso, a corrida está na lista de tanto que – quase desde o começo das sociedades – esteve presente no cotidiano esportivo.

você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.