Portal Realidade

Após 20 anos, Casaca reúne primeira formação e faz show em Vitória

Preparem os corações porque um showzaço vai parar Vitória!

Depois de 20 anos e com a primeira formação da banda, o Casaca fará apresentação no dia 15 de junhosábado, no Ilha Shows, em Vitória.

Após pedido da fã Anastácia Nascimento, a galera decidiu se reunir para show único com essa formação HISTÓRICA!

Renato Casanova (voz), Flavinho (tambor de repique), Jura Fernandes (guitarra), Márcio Xavier (baixo e voz), Piriquito (caixa e casaca), Vinícius Gáudio (tambor de repique e casaca), Jean (tambor de condução), Thiago Grilo (caixa e tambor de repique) e Augusto Galvêas (teclado) vão chegar com tudo pra um noite super especial.

O show intitulado “No Tambor, Na Casaca e Na Guitarra – Casaca 25 anos” é uma referência ao nome do primeiro álbum da banda. Na época, apresentações desse time de peso aconteceram em vários lugares do Brasil. O álbum vendeu mais de 55 mil cópias.

Atualmente, o Casaca continua firme na trajetória e com uma banda consolidada – dos músicos mais antigos, apenas Renato Casanova e Flavinho continuam. Então, nem preciso dizer o show é um presente para todos os fãs, né?

E falando em emoção, Anastácia, ligou individualmente para cada integrante e contou a ideia que teve em um sonho.

“Lá pelo dia 20 de março, eu sonhei com a ideia de poder reencontrar meus grandes amigos, que fizeram parte, com a música, da minha infância e da minha juventude. Eu tinha que fazer essa proposta aos meninos, ainda mais depois das mortes do Farinha (Fernando Valadares, ex-Manimal) e do Alexandre (Lima, que fez história no Manimal e tocou por um ano no Casaca)”.

E gradecemos por essa ideia.

“Liguei para todos eles, um por um, no meio da noite, e fiz a proposta de, apenas por uma única vez, eles toparem esse reencontro e tocarem na despedida do Ilha. Eles toparam! Será um momento desafiador, emocionante e que vai brilhar os olhos e os sonhos de muitas pessoas”, comemora Anastácia.”

Hoje, a fã do Casaca mora nos Estados Unidos, na Flórida, onde trabalha como empresária, e vem ao Espírito Santo especialmente para produzir o show.

NO TAMBOR, NA CASACA E NA GUITARRA

Foto: Arquivo Pessoal/ Casaca

Casaca surgiu em 1999, com a ideia, do artista plástico Cleber Galvêas, de mesclar a música pop e o congo, ritmo tradicional do Espírito Santo. O primeiro disco veio em 2000 (“No Tambor, na Casaca e na Guitarra”) e foi arrasador.

A banda emplacou hits daqueles impossíveis de não dar certo: Anjo Samile, Da Da Da, Sabrina, Sereia, Ondas do Barrão, Garças de Jacarenema, Leva um Picolé, Barra, Camarada.

Isto é, praticamente um disco inteiro de hit, de modo que todas essas músicas tocaram na rádio. Sereia, para se ter ideia, chegou a ser a mais tocada da Litoral, à frente de uma canção de Ivete Sangalo.

O som do Casaca rodava o Espírito Santo, era ouvido nas casas, escolas e até nos carros em praias que hoje tocam o batidão. Os números oficiais do álbum “No Tambor, na Casaca e Na Guitarra” apontam a venda de 55 mil cópias, mas estima-se que foram mais de 100 mil na soma com a pirataria.

Com a repercussão, a banda assinou com uma das maiores gravadoras do mundo, a Sony Music, e chegou com o segundo disco em 2002. A produção foi do lendário guitarrista Paulo Rafael (1955-2021), pernambucano responsável, entre outras façanhas, por moldar o som de Alceu Valença.

No auge, a banda fez shows históricos por todo país, especialmente nos Espírito Santo, em Minas Gerais, no Rio de Janeiro e na Bahia. Foram muitas apresentações históricas em Vitória, Belo Horizonte, Viçosa (MG), Ouro Preto (MG), Rio, Porto Seguro e mais.

Em 10 de janeiro de 2004, história famosa em terras capixabas, o Casaca tocou em Marte. A sonda Spirit aterrissou no planeta para uma missão espacial e, após o primeiro dia no nosso vizinho, o robô foi acordado pela canção Da Da Da, de Renato Casanova.

No mesmo ano, o Casaca lançou o terceiro disco, “Na Estrada”, última parceria de estúdio da histórica formação que se apresenta 20 anos depois no Ilha Shows.

“NO TAMBOR, NA CASACA E NA GUITARRA – CASACA 25 ANOS”

Data: 15 de junho, sábado
Atrações: Casaca, Pele Morena e Faraó e Funk Retrô
Local: Ilha Shows, em Vitória
Ingressos: Zig.Tickets.

você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.