Portal Realidade

Carabinieri Foresteri: Suzuki Jimny vira viatura de polícia na Itália

Conhecido pela capacidade off-road testada e comprovada no mundo inteiro, o Suzuki Jimny acaba de ser escalado para prestar serviços de proteção florestal. Na Itália, mais precisamente na região de Abruzzo, o modelo será usado nos trabalhos de vigilância e conservação do Parque Nacional Maiella, em Abruzzo. Ao todo, quatro viaturas irão se revezar para dar conta de patrulhar toda a área, que compreende mais de 75 mil hectares.

As unidades se diferem do Jimny tradicional pela pintura em preto com adesivos ‘Carabinieri’ e faixa vermelha nas laterais. Além disso, há logomarca “Comando Unità Forestali Ambientali e agroalimentari Carabinieri” e elementos pensados para as necessidades técnicas do comando florestal, incluindo iluminação específica, luzes de alerta e dispositivos de proteção.

Com o Jimny, vale lembrar, a Suzuki já havia conquistado a confiança do exército e das forças policiais italianas. Dentro das corporações locais, existe pelo menos uma centena de exemplares sendo usados como viatura. A novidade agora fica por conta da aplicação específica para proteção florestal. 

Como em mercados internacionais, como o Brasil, o Jimny viatura conta com motor 1.5 aspirado a gasolina com potência de 102 cv e tração integral Allgrip. O sistema 4×4, inclusive, foi determinante para escolha do modelo nesta aplicação de patrulha florestal. A Suzuki ganhou o contrato devido às capacidades off-road e ao porte compacto do veículo, que é ideia para utilização em áreas com estradas de terra estreitas e de difícil acesso.

Fiat Panda 4×4 também seria um bom candidato para a função, ainda mais por ser legitimamente italiano, mas não está mais disponível para encomendas. O representante local da Suzuki aproveitou a deixa para alfinetar a concorrência: “estamos felizes que nossos rivais estejam indo na direção errada ao abrir mão de características que são úteis em determinadas situações. Temos tecnologia off-road real”.

você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.