Cidade em SC tem sensação térmica de -21°C; muncípios amanheceram abaixo de zero em meio a onda de frio
A cidade de Urubici, na Serra Santa Catarina, teve sensação térmica de -21°C na manhã desta quarta-feira (14). O registro foi feito pela Epagri (Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina), na localidade de Vacas Gordas, cujo termômetro marcou -3,6°C às 5h. Houve registros em outras regiões.
Em Bom Jardim da Serra, a sensação foi de -14°C quando os termômetros marcavam -4,39°C. Em Urupema, a temperatura chegou a -4,61°C, a menor do Estado, mas a sensação foi de -13°C.
— Quando você está exposto ao vento, você tem uma sensação térmica menor. Se não tem vento, o valor da sensação é o mesmo que a temperatura real — explicou o meteorologista da Epagri, Marcelo Martins à NSC.
Temperaturas negativas
A forte massa de ar frio de origem polar que chegou ao Brasil esta semana vem causando acentuada queda da temperatura nos estados do Sul, do Sudeste e também do Centro-Oeste do Brasil. Temperaturas negativas foram registradas em municípios da Serra, do Meio-Oeste e do Planalto Norte, em meio à maior onda de frio do ano.
No Norte de Santa Catarina, a menor temperatura foi -3,28°C, em Campo Alegre. Já no Meio-Oeste há registro de -2,58°C em Fraiburgo.
Confira as menores temperaturas, até às 8h de hoje (14), registradas pelo INMET:
- General Carneiro (PR): -3,8°C
- Major Vieira (SC): -1,6°C
- São Mateus do Sul (PR): -1,5ºC
- Caçador (SC): -0,8°C
- Lages (SC): -0,4°C
- Barra do Turvo (SP): -0,3°C
Houve registro de geada em vários pontos da região, conhecida como uma das mais frias do país.
Nova onda de calor
Depois de um período de frio intenso, o Brasil se prepara para o retorno do calor, segundo o Climatempo, em diversas áreas. Uma nova e forte massa de ar quente está se estabilizando na região central, favorecendo a elevação das temperaturas e criando um cenário de verdadeira “gangorra” térmica em algumas regiões. O ar quente e seco vai ganhar mais força a partir do sábado (17), já com temperaturas mais altas
Segundo o Climatempo, a onda de calor vai começar oficialmente no domingo, 18 de agosto e deve durar pelo menos até o dia 22.