Portal Realidade

Cidade mais arborizada do Brasil: conheça 10 municípios com qualidade de vida em harmonia com a natureza

Morar com áreas verdes por perto é sinônimo de qualidade de vida, mesmo que seja em localidades muito urbanas. Se houver uma integração harmoniosa com a natureza, tudo fica mais agradável. Você sabia que, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Goiânia é a cidade mais arborizada do Brasil? Pois neste artigo, você vai saber um pouco mais sobre este e outros municípios com índices de arborização que propiciam um bem-estar essencial para seus habitantes.

Maiores índices de arborização, segundo o IBGE

Com ruas arborizadas, parques bem-cuidados e espaços de lazer ao ar livre, os cidadãos têm acesso a ambientes propícios para atividades físicas, momentos de relaxamento e convívio social.

Mas para ser considerada a cidade mais arborizada do Brasil, é necessário ir além da mera presença de parques e jardins. O município precisa abraçar práticas sustentáveis em todos os aspectos da vida urbana. Assim, a sustentabilidade urbana implica em preservação ambiental, redução da poluição, eficiência no transporte público e, crucialmente, abundância de áreas verdes.

Nesse sentido, várias cidades brasileiras têm se destacado por sua dedicação à manutenção e preservação dessas áreas, integrando a natureza ao cenário urbano por meio de extensas arborizações em suas vias públicas.

Ranking das 10 cidades mais arborizadas do Brasil

Essa preocupação reflete-se nos dados do Censo Demográfico de 2010, elaborado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que evidenciam o compromisso de algumas cidades em tornarem-se verdadeiros oásis urbanos, onde árvores não proporcionam apenas sombras refrescantes, mas são elementos essenciais para a qualidade de vida de seus habitantes.

Para o levantamento do IBGE, foram analisadas as taxas de arborização em vias públicas nas cidades brasileiras com mais de um milhão de habitantes, compondo um ranking com pelo menos 10 municípios:

CidadesÍndices
Goiânia89,3%
Campinas87,5%
Belo Horizonte82,7%
Porto Alegre82,7%
Curitiba76,1%
São Paulo74,8%
Fortaleza74,8%
Guarulhos71,2%
Rio de Janeiro70,5%
Recife60,5%

10 cidades mais arborizadas do Brasil

A seguir, veja um pouco mais sobre cada uma das cidades listadas conforme os maiores índices de arborização elaborados pelo IBGE:

Goiânia

Goiânia se destaca como a cidade mais arborizada do Brasil, ostentando notáveis 89,3% de arborização em suas vias públicas.

Esse índice excepcional não apenas embeleza a paisagem urbana, mas também reflete um compromisso com a preservação ambiental e a qualidade de vida dos cidadãos que vivem na cidade. 

Com generosos 95 m² de árvores por habitante, Goiânia se posiciona como um modelo inspirador de sustentabilidade urbana, contribuindo ainda com parques e áreas verdes para lazer de seus moradores.

Por sinal, o maior shopping da região, o Passeio das Águas, oferece uma infraestrutura inspirada em elementos da natureza, impressionando com sua arquitetura moderna e sustentável.

você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.