Portal Realidade

Companhia Transversal de Artes Integradas promove 1ª Mostra da Resistência em Manaus

Em alusão ao “Dia Internacional da Luta Contra a LGBTQfobia”, a Companhia Transversal de Artes Integradas, em parceria com a Interarte  Produtora, Cia. e Escola de Teatro, apresenta a primeira “Mostra da Resistência”, em Manaus. A mostra ocorrerá no dia 24 de maio, às 18h, na sede da Interarte, na Avenida Maceió, Adrianópolis.

A mostra reunirá teatro, música, dança e artes visuais em um único espaço. Segundo Lenine Charles, diretora criativa da Companhia Transversal e coordenadora da mostra, ao todo, serão oito atrações apresentadas em sequência, com o discurso e o protagonismo de pessoas da comunidade LGBTQIAPN+. 

Durante três horas, os artistas irão ocupar o Teatro de Bolso Selma Bustamante, bem como a sala de ensaio dos alunos de teatro musical. Todos os integrantes da mostra, que faz referência ao dia 17 de maio, são pessoas de diferentes identidades de gênero e orientações sexuais. 

“O grande objetivo da mostra é expor as várias violências que perpassam cada letra da sigla, para que o público entenda nossas vivências e repense a sociedade conosco”, destacou Lenine, que estreia como produtora cultural por meio da mostra.

Sobre a Mostra

A própria artista conta que idealizou o evento. “Tínhamos uma cena curta para estrear no início de abril, de forma independente, e por isso pedi uma pauta de uso do espaço para o Roger Barbosa, diretor da Interarte”, explicou Lenine, que é aluna da escola desde o ano passado.

A ideia da mostra surgiu como uma tentativa de atrair o público para assistir o trabalho em questão. “A Transversal é uma companhia guiada por mulheres trans, então o tema surgiu de forma muito natural. Somamos isso à proximidade da data e aos contatos que tínhamos para enriquecer o evento, e imediatamente começamos a nos articular”, afirmou.

A mostra está sendo divulgada nas redes sociais da companhia (@ciatransversal) e da produtora (@interarteproducoes). Os ingressos já estão à venda, no valor de R$ 20, através do WhatsApp da Interarte: (92) 99112-1866. 

Programação

A mostra conta com três exposições de artes visuais, duas delas compostas por fotografias, duas peças de teatro, duas atrações musicais e um solo de dança.

Ordem das atrações:

18h – Exposições de artes visuais e fotografias

“O Sagrado Transfeminine”, de Ciara Curintima

“A Dor do Eu”, de Gio D’Angelo

“Retratos Coloridos”, de Jane Uchôa.

19h – Montagem cênica

“A Candidata”, cena curta de teatro da Companhia Transversal

19h30 – Atrações musicais

Juma

Yve Uchôa

19h50 – Solo de dança

“Matrioska”, de Daniel Esteves

20h – Montagem cênica

“Culto das Primícias”, espetáculo de teatro dos coletivos de teatro Lírio e Varal 8.

você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.