Portal Realidade

Confirmação da matrícula na rede estadual de Minas Gerais começa nesta terça-feira e vai até 12 de janeiro

Começou nesta terça-feira (26/12) e vai até o dia 12 de janeiro, o período para a confirmação de matrículas na rede estadual mineira. A Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG) reforça que só estarão com a vaga garantida nas escolas estaduais aqueles que fizerem essa validação dentro do prazo. Por isso, é importante ficar atento e efetivar a matrícula para não ficar de fora, no próximo ano letivo, a partir de fevereiro de 2024. 

Para isso, pais, responsáveis ou os próprios alunos devem apresentar todos os documentos que constam na Resolução SEE nº 4.917/2023 e comprovar os dados informados no Cadastro Escolar 2024, realizado por meio do Sistema Único de Cadastro e Encaminhamento para Matrícula (Sucem). 

A confirmação da matrícula deve ser feita de forma presencial na secretaria da escola à qual o estudante foi encaminhado pelo Sucem. Confira para qual unidade foi encaminhado para confirmar a matrícula, neste link. 

“ Chamo atenção de toda comunidade escolar quanto ao período de confirmação da matrícula, pois este é o segundo momento, após terem realizado o cadastro para o ano de 2024, pelo Sucem. Lembramos que os documentos informados no cadastro devem ser apresentados na unidade escolar à qual o estudante foi encaminhado para confirmar a matrícula” explicou o subsecretário de Articulação Educacional, Gustavo Pedroso.  

Rede municipal 

Já os estudantes que foram encaminhados para alguma escola da rede municipal de ensino, devem observar o calendário estabelecido por cada cidade e entrar em contato com a Secretaria Municipal de Educação para realizar a confirmação da matrícula. 

Adesão Sucem

Em todo o estado, 714 municípios aderiram ao Sucem. Veja a lista com todos os municípios participantes, neste link.   Sucem é o Sistema Único de Cadastro e Encaminhamento para Matrícula (Sucem), que indica as escolas estaduais e municipais mais próximas do endereço informado do candidato, de acordo com a etapa de ensino pretendida, durante o Cadastro Escolar.  

Vagas remanescentes

Os estudantes que perderam o prazo de inscrição entre os meses de outubro e novembro poderão tentar uma vaga novamente, no período de 22/1 a 02/2/2024, pelo site. Nas vagas excedentes, o encaminhamento será realizado de acordo com a disponibilidade nas escolas da região ao endereço  do estudante.

você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.