Portal Realidade

Curitiba eleita cidade mais inteligente do mundo; título beneficia Turismo

Curitiba (PR) recebeu o título de “Cidade mais inteligente do mundo” segundo o World Smart City Awards, prêmio concedido pela Fira Barcelona. Título é concedido à cidades inteligentes que possuem programas voltados ao crescimento socioeconômico e sustentável.

Antes da escolha de Curitiba para o prêmio, a cidade já figurava pela quinta vez como uma das seis cidades mais inteligentes do mundo, devido a sua tendência crescente na indústria do Turismo de implantar tecnologias que tornem seus atrativos mais acessíveis e sustentáveis para todo o tipo de viajante.

O título foi comemorado, em nota oficial, pelo Ministério do Turismo, que acredita que a honraria beneficie o destino no setor turístico. O objetivo da premiação é reconhecer cidades que são boas para a sua população e também para o público visitante.

Destinos Turísticos Inteligentes

A escolha de Destinos Turísticos Inteligentes (DTIs) está alinhada aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU). No Brasil, o DTI é desenvolvido tendo como foco nove pilares: Governança; Inovação; Tecnologia; Sustentabilidade; Acessibilidade; Promoção e Marketing; Segurança; Mobilidade e Transporte e Criatividade. As cidades que se dispõem a implantar as diretrizes para tornar os seus destinos mais atrativos, adquirem o selo DTI após 80% dos requisitos cumpridos pelo plano de transformação.

Recentemente, dez novas cidades brasileiras receberam a certificação DTI em Transformação. As cidades de Foz do Iguaçu (PR), Goiânia (GO), Ponta Grossa (PR), Santos (SP), Joinville (SC), Vila Velha (ES), Fortaleza (CE), São Luís (PI), Gramado (RS) e Bonito (MS) cumpriram todas as etapas previstas no edital do MTur e receberam o selo. Belo Horizonte (MG) também foi contemplada pela iniciativa própria de desenvolver um plano de transformação seguindo a metodologia DTI Brasil.

você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.