Portal Realidade

Destaque na Educação, cidade tem maior salário, lousa digital e combate evasão

Destaque do “MS Alfabetiza”, Três Lagoas, a 327 km de Campo Grande, que tem sete das 30 escolas premiadas no programa, paga o melhor salário aos professores, investiu em lousa digital (que funciona como tela de computador) e notebooks, além de projetos para combater evasão escolar.

Segundo ranking divulgado pela Fetems (Federação dos Trabalhadores em Educação de Mato Grosso do Sul), a rede municipal paga R$ 9.876 aos professores por 40 horas, atrás somente da rede estadual, que tem salário de R$ 12.380.

“Existem programas e estratégias que têm feito a diferença na aprendizagem dos estudantes”, afirma a secretária municipal de Educação, Angela Brito. Ela destaca a formação continuada dos professores, programa de recuperação da aprendizagem e a busca aos estudantes faltosos para evitar a evasão escolar.

Uma das estratégias é o Pronae, iniciativa voltada para a recuperação de aprendizagem. “É um programa realizado no turno contrário e acontece em todas as unidades que atendem o ensino fundamental. [Os participantes] são selecionados a partir de avaliação diagnóstica no primeiro bimestre do ano”.

Desde 2022, todas as escolas têm lousa digital e os professores ganham notebook. A rede municipal de ensino de Três Lagoas tem 41 unidades, 16.400 estudantes e 1.200 professores.

No “MS Alfabetiza”, o critério utilizado para aferir o desempenho das escolas é o Idams (Índice de Desenvolvimento da Aprendizagem de Mato Grosso do Sul), resultante das avaliações previstas no Sistema de Avaliação da Educação Básica de Mato Grosso do Sul.

você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.