Portal Realidade

Dia Internacional do Autocuidado: cinco dicas para equilibrar corpo e mente

O Dia Internacional do Autocuidado é celebrado no Brasil e no mundo no dia 24 de julho. A data foi instituída pela Organização Mundial da Saúde (OMS), e tem como objetivo conscientizar e engajar as pessoas na tomada de decisões em relação à própria saúde.

A OMS aponta a importância do autocuidado na prevenção de doenças. Segundo a entidade, os pilares do autocuidado são o uso racional de produtos e serviços de saúde; conhecimento seguro de informações em saúde; bem-estar mental e autoconhecimento; prática de atividades físicas; alimentação saudável; consciência de atitudes de risco (como tabagismo e álcool em excesso); boa higiene pessoal e do ambiente.

Mente sã, corpo são

“É importante entendermos que saúde mental é prioridade, não é gasto, não é desperdício, e precisa ser parte da rotina. Vale também investir em alternativas para cuidar da saúde mental, praticar exercícios físicos: a atividade física reduz os níveis de ansiedade e estresse, além de estar entre as práticas favoritas para cuidar da mente e do bem-estar. Coisas mais simples como tempo com amigos, cuidar da alimentação, tirar um tempo para o ócio, para você, sem trabalho, sem cobrança, também são parte do autocuidado. Mas nada disso adianta se você não aprende a dar limites para o mundo e se não estabelece acordos para dividir a carga do dia a dia”, pontua a psicanalista e CEO do  Instituto de Pesquisa de Estudos do Feminino e das Existências Múltiplas (Ipefem), Ana Tomazelli.

você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.