Portal Realidade

É preciso cuidar mais da saúde bucal no inverno?

Você já ouviu falar que a higiene bucal precisa ser mais cuidadosa durante o inverno? Durante as temperaturas mais baixas, você pode sentir os lábios mais ressecados, a boca mais seca e os dentes mais sensíveis. Mas então, qual é o efeito do inverno na nossa saúde bucal?

A especialista em periodontia, professora universitária e responsável científica da bluem Brasil, Dra. Tatiana Deliberador, responde: “nenhum”. A saúde bucal em si não é afetada pelas baixas temperaturas. No entanto, ela pode sim sofrer algumas consequências por conta da nossa mudança de comportamento em dias mais frios.

Cuidados bucais durante o inverno

Normalmente, o frio gera algumas mudanças no nosso comportamento: bebemos menos água, mantemos uma alimentação mais gordurosa e ficamos com mais preguiça. Além disso, as doenças típicas do inverno, como gripe e sinusite, também podem gerar alguns efeitos na boca.

Para evitar os impactos negativos da mudança de estação, a Dra. deixa algumas orientações para garantir uma boca mais saudável no inverno:

  1. Beber mais água. A hidratação adequada vai ajudar para que a boca não fique seca em decorrência às doenças de inverno e à falta de saliva.
  2. Manter a escovação e a utilização do fio dental. Especialmente durante a noite, é preciso superar a preguiça e a vontade de deitar, para realizar sempre uma higienização completa.
  3. Ter uma alimentação equilibrada. O consumo de alimentos gordurosos e doces, que tende a aumentar durante o inverno, precisa ser equilibrado para evitar cáries e outros problemas bucais.

Dica extra para manter a saúde bucal no inverno

Além dessas precauções, a Dra. também deixa uma dica para reforçar a limpeza nesses dias de inverno mais rigoroso: o enxaguante bucal da bluem.

Enxaguante bucal da bluem para manter a saúde bucal no inverno — Foto: bluem

Enxaguante bucal da bluem para manter a saúde bucal no inverno — Foto: bluem

Com os benefícios da liberação de oxigênio ativo, o enxaguante auxilia na cicatrização dos tecidos da boca, elimina o mau hálito e faz uma limpeza mais profunda, já que alcança as áreas da boca em que a escova não chega.

Pode ser usado diariamente, continuamente e não possui nenhum tipo de efeito colateral. Ele tem efeito bactericida e cicatrizante, então ele vai fazer o controle químico da placa bacteriana e, às vezes, ajuda o paciente que está com aquela preguicinha de inverno.

você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.