Portal Realidade

Escolas públicas de Porto Alegre retomam atividades nesta segunda-feira

Após quase um mês de aulas paralisadas por causa das enchentes que assolam o Rio Grande do Sul, a Prefeitura de Porto Alegre anunciou que 22 escolas da rede municipal de educação voltarão ao funcionamento nesta segunda-feira (22/5). Outras 16 unidades de educação voltam às suas funções nesta terça-feira (21/5).  

Além da retomada das unidades públicas, mais de 100 escolas de educação infantil que são conveniadas com a prefeitura também restabelecerão seu funcionamento nesta segunda. “Cerca de 50% dos nossos alunos retornarão às aulas normalmente”, acrescenta o secretário de Educação, José Paulo da Rosa. A relação de unidades escolares e os dias de volta às atividades podem ser consultadas aqui. 

A ordem da Secretaria Municipal de Educação determina a volta de todas as escolas que não foram atingidas diretamente pelas cheias e que possuem energia elétrica e água. “A retomada das aulas é essencial para a aprendizagem dos estudantes e, da mesma forma, para a volta ao cotidiano da cidade”, afirma o secretário. 

Escolas atingidas

De acordo com a Prefeitura de Porto Alegre, 99 escolas públicas e 219 parceiras foram atingidas pelas enchentes. Destas, 14 públicas e 12 de rede conveniada ainda estão totalmente ou parcialmente alagadas. Os danos estruturais somam desde a infraestrutura da escola até danos como destelhamento parcial e infiltrações. 

Servidores 

No que diz respeito aos servidores das escolas, a Coordenação de Recursos Humanos do estado afirma que aqueles que tiverem sido atingidos pelas tempestades não precisam retornar de forma imediata. 

O calendário escolar do RS foi flexibilizado pelo Ministério da Educação. A orientação, para este primeiro momento de retomada, é que sejam ofertadas atividades lúdicas, além de prover acolhimento e refeições para os alunos.

você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.