Portal Realidade

Espanha anuncia 1 bilhão de euros de ajuda militar a Kiev

A Espanha vai entregar à Ucrânia ajuda militar no valor de mais 1 bilhão de euros, anunciou nesta segunda-feira (27) o primeiro-ministro espanhol, Pedro Sánchez, durante visita oficial a Madri do presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky.

O acordo de segurança assinado entre os dois países “inclui compromisso de ajuda militar para 2024 de 1 bilhão de euros, que vai permitir à Ucrânia reforçar sua capacidade”, declarou Sánchez em entrevista conjunta com Zelensky.

O chefe do governo espanhol referiu-se a um acordo de “grande transcendência” baseado em três pontos, centrando-se na entrega de mísseis Patriot para a defesa antiaérea e de tanques Leopard.

Sánchez reiterou o apoio do governo da Espanha à Ucrânia e disse que sua luta em favor da “liberdade e independência” constitui exemplo para quem acredita “na democracia, na paz e na igualdade entre Estados”.

O acordo de segurança, segundo Sánchez, é o décimo assinado pela Ucrânia desde o início da guerra, após os concluídos com a França, Alemanha e o Reino Unido.

A ajuda militar fornecida por Madri a Kiev permaneceu limitada ao acordo de hoje, que implica doação total de 1.129 milhão de euros em material e ajuda militar.

Segundo os dados do Instituto Kiel, que recenseia o armamento prometido e entregue à Ucrânia desde a invasão russa de 24 de fevereiro de 2022, a Espanha tinha fornecido até o momento 330 milhões de euros de ajuda militar a Kiev, o que a tornava um pequeno contribuinte na escala europeia.

você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.