Portal Realidade

Espanha pode ter encontrado embarcação com 200 imigrantes desaparecidos

Um avião de reconhecimento espanhol encontrou o que poderia ser uma embarcação de pesca do Senegal com cerca de 200 imigrantes a bordo e que está desaparecida há quase duas semanas, informou o serviço de resgate marítimo nesta segunda-feira (10).

“O avião encontrou um grande barco com cerca de 200 pessoas a bordo, há 71 milhas ao sul de Gran Canaria [uma ilha espanhola]”, disse um porta-voz do serviço à Reuters, acrescentando que é “possível” que seja a embarcação desaparecida.

“Ainda não podemos confirmar a 100%, mas é provável que seja o mesmo”, sublinhou um porta-voz das operações de busca. Um navio de resgate estava a caminho e levaria cerca de duas horas e meia para chegar ao local, acrescentou o porta-voz. A condição dos migrantes era desconhecida.

300 pessoas que viajavam em três barcos de imigrantes do Senegal para as Ilhas Canárias, na Espanha, desapareceram, disse o grupo de ajuda Walking Borders no domingo.

A rota de migração atlântica, normalmente usada por migrantes da África subsaariana, é uma das mais mortais do mundo. Pelo menos 559 pessoas morreram em 2022 em tentativas de chegar às Ilhas Canárias, de acordo com a Organização Internacional para Migração da ONU.

Dados da Agência Europeia da Guarda de Fronteiras e Costeira Frontex mostram que 1.135 migrantes originários do Senegal chegaram às Canárias neste ano.

você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.