Fortalecer a educação básica e promover o reconhecimento na valorização dos professores e professoras do Brasil são premissas no governo Lula.
Após inúmeros retrocessos e o abandono de investimentos na educação com o governo bolsonarista, o Ministério da Educação (MEC) retomou políticas públicas de suma importância para as famílias e para o povo brasileiro.
Com o Programa Escola em Tempo Integral, lançado pela Lei 14.640 em 31 de julho, os Seminários Nacionais do programa não apenas promovem o reconhecimento das práticas dos educadores, mas também fornecem um espaço de valorização desses esforços nas redes estaduais e municipais do país.
Diretrizes e orientações estão sendo elaboradas para fortalecer o currículo de Educação Integral em todas as etapas da Educação Básica, resultando em práticas educacionais inovadoras.
Além disso, o Programa prevê uma Mostra Nacional de Experiências em Educação Integral e Tempo Integral, que visa a divulgar projetos inovadores e práticas transformadoras, destacando o papel do professor na construção de uma educação de qualidade.
Escolas conectadas
A recém-lançada Estratégia Nacional Escolas Conectadas se concentra no desenvolvimento das competências digitais dos profissionais da Educação Básica.
O objetivo é capacitar os professores para melhorar a qualidade das práticas pedagógicas por meio do uso efetivo de tecnologias digitais no processo de ensino-aprendizagem.
A Estratégia Nacional Escolas Conectadas visa universalizar a internet de qualidade em mais de 138 mil escolas públicas até 2026, com um investimento de R$ 8,8 bilhões.