Portal Realidade

Especialistas debatem saúde suplementar mais eficiente e acessível

Hoje, os planos de saúde atendem a 25% da população brasileira e, dessa forma, contribuem para desafogar a demanda no Sistema Único de Saúde (SUS). Em julho deste ano, o setor totalizou 50.718.744 de usuários em planos de assistência médica. Já os planos odontológicos registraram 31.453.010.

Os números reforçam a força da saúde suplementar no Brasil, que entrega agilidade, qualidade e segurança necessárias quando o assunto é cuidar da saúde.

Só nos planos médico-hospitalares, houve a entrada de quase 1 milhão de beneficiários em um ano. Já no comparativo de julho com junho de 2023, o crescimento foi de aproximadamente 100 mil usuários. No caso dos planos exclusivamente odontológicos, somaram-se 2.202.182 de beneficiários em 12 meses.

Em torno desse e de outros assuntos pertinentes à saúde suplementar, será promovida a 52ª Convenção Nacional da Unimed, em Brasília (DF). O evento traçará um cenário global do setor, debatendo diferentes estratégias para tornar os planos de saúde mais eficientes e sustentáveis, com o objetivo de ser acessível a mais parcelas da população.

De acordo com o presidente da Unimed do Brasil, Omar Abujamra Junior, a convenção ocorre no contexto em que mudanças legislativas estão em debate no Congresso Nacional. Sendo que a Unimed defende um marco regulatório moderno e estável, que permita levar acesso à cobertura pelos planos de saúde para mais brasileiros.

Presidente da Unimed do Brasil, Omar Abujamra
Omar Abujamra Junior, presidente da Unimed do Brasil

“A 52ª Convenção será uma oportunidade para fomentar a busca por soluções que possibilitem que os planos de saúde sejam mais sustentáveis e acessíveis e garantam a qualidade assistencial a um maior número de pessoas.”Omar Abujamra Junior, presidente da Unimed do Brasil

Com o tema “Inovação, Inclusão e Cooperação na Saúde”, a Convenção ocorrerá de 3 a 5 de outubro e reunirá aproximadamente mil lideranças, especialistas nacionais e internacionais em saúde, tecnologia e gestão, além de gestores e representantes dos poderes públicos.

Entre os convidados, está o professor da Global Business School for Health at University College London e da Sandra Rotman School of Management, da University of Toronto, Mark Britnell. Além de docente, Britnell é consultor e pesquisador na University College London e na Universidade de Toronto, e durante mais de 30 anos esteve à frente de estratégias políticas e de operações para equipes de saúde em uma consultoria internacional atuante em 81 países, tanto no setor público quanto na iniciativa privada.

Também é autor do livro Em busca do sistema de saúde perfeito, que analisa em detalhes 25 sistemas de saúde em diferentes regiões do mundo, revelando como eles respondem aos desafios da assistência.

Saúde suplementar

A convenção também evidenciará o entendimento da Unimed sobre política pública consistente para o setor de saúde. “Atualmente, ela deve envolver duas estratégias indissociáveis: o fortalecimento do SUS e a sustentabilidade da saúde suplementar”, afirma o presidente.

Dentro dessas temáticas, serão dicutidos:

  • Inovação em tecnologias digitais e telessaúde
  • Critérios para avaliação e incorporação de novas tecnologias assistenciais à cobertura dos planos
  • Segurança do paciente e modelos de coordenação do cuidado
  • Cooperação público-privada
  • Comunicação com a sociedade e com os legisladores
  • Segurança jurídica e como conter a judicialização do setor
  • Gestão dos custos assistenciais 

O Sistema Unimed, por exemplo, apresenta números expressivos e atende mais de 20 milhões de beneficiários de planos de saúde e odontológicos, o que representa 10% da população brasileira. No total, a marca tem 38,5% de participação no mercado de planos de assistência médico-hospitalar.

Inclusive, em 2022, foram feitos mais de 567 milhões de atendimentos médico-hospitalares, representando 1.080 atendimentos a cada minuto, injetando R$ 74,8 bilhões nos serviços de saúde.

você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.