Com uma população de apenas 4.702 habitantes, de acordo com dados do Censo de 2022, esta cidade no interior de São Paulo foi reconhecida como a detentora da melhor qualidade de vida do Brasil. Chamada Gavião Peixoto, a metrópole ficou em primeiro lugar no ranking realizado pelo estudo IPS Brasil, divulgado em julho deste ano.
Para compor a lista, a pesquisa aplicou o Índice de Progresso Social (IPS), uma metodologia internacional com base em dados oficiais, para avaliar o bem-estar da população de todas as 5.700 cidades brasileiras. A cidade de Gavião Peixoto, que foi reconhecida como município há apenas 28 anos, obteve uma nota geral de 74,49 – a maior entre todas.
A média final feita pelo IPS leva em consideração três dimensões principais: Necessidades Humanas Básicas; Fundamentos para o Bem-estar; e Oportunidades. Cada um desses itens são compostos por quatro componentes, que possuem de três a cinco indicadores, com pesos diferentes entre eles. Dentro do componente segurança, por exemplo, o indicador de taxa de homicídio tem peso maior que o de morte de jovens.
A cidade se destacou nos quesitos moradia e educação. Isso porque grande parte da população de Gavião Peixoto conta com moradia universal disponível e acesso ao ensino básico e superior. Para completar, o município possui a melhor média salarial do estado de São Paulo, com remuneração média de R$ 6.279,20.
Após começar a abrigar uma unidade da Embraer que realiza atividades de montagem final de aeronaves em 2001, Gavião Peixoto passou a receber investimentos consistentes, o que trouxe emprego e crescimento tecnológico para o município. Além disso, a cidade possui uma economia baseada na agricultura, principalmente no cultivo de cana-de-açúcar e laranja.
A capital Brasília ocupa o segundo lugar do ranking do estudo, com uma nota de 71,25, e São Carlos (SP) fecha o pódio, com 70,96. Confira o TOP 10 completo:
- Gavião Peixoto (SP), com 74,49
- Brasília (DF), com 71,25
- São Carlos (SP), com 70,96
- Goiânia (GO), com 70,49
- Nuporanga (SP), com 70,47
- Indaiatuba (SP), com 70,47
- Gabriel Monteiro (SP), com 70,42
- Águas de São Pedro (SP), com 70,37
- Jaguariúna (SP), com 70,29
- Araraquara (SP), com 70,22