Além de carregar o título de “Capital Mundial das Bicicletas”, Amsterdã, na Holanda, foi eleita a cidade mais fácil de caminhar do mundo. Quem afirma são os especialistas em seguro de viagem médico da AllClear, que analisou a topografia de mais de 240 cidades ao redor do mundo.
A elevação média das cidades e o intervalo de elevação entre seus pontos mais altos e baixos foram os aspectos avaliados no estudo. A partir disso, cada lugar recebeu uma nota de dificuldade de caminhada que varia entre 0 a 100 – quanto maior o número, mais difícil é andar pela cidade. Amsterdã recebeu uma pontuação de 20,1.
Além da conveniência de acessar serviços diversos a pé de forma fácil, cidades caminháveis promovem uma menor dependência de carros, o que reduz o impacto ambiental e fortalece a economia local.
Não é à toa que Amsterdã garantiu o 1º lugar na pesquisa: além de seu terreno plano, a cidade foi pensada para priorizar a mobilidade dos pedestres e ciclistas. Para se ter ideia, a capital da Holanda conta com 400 quilômetros de ciclovias, por exemplo. Ainda, durante uma caminhada, você pode acessar facilmente grandes pontos turísticos da cidade, como a Casa de Anne Frank, o Palácio Real e o famoso distrito dos canais de Amsterdã, um Patrimônio Mundial da UNESCO.