Portal Realidade

Exposição em Brasília retrata a importância dos professores para o avanço do país 

A exposição O Futuro Passa pelos Professores, que retrata em fotografias, pinturas, vídeos e textos um recorte das escolas brasileiras, salas de aula e professores, estará aberta para visitações até o final de junho na varanda superior do SESI Lab, em Brasília (DF). A mostra, com organização e curadoria do Instituto Península, em parceria com a Frente Parlamentar mista da Educação, foi visitada em primeira mão pelas delegações do G20 que virão ao Brasil para o Grupo de Trabalho em Educação. Agora, a exposição está aberta ao público com entrada gratuita.

Com o objetivo de destacar a importância do professor na aprendizagem de crianças e jovens e, consequentemente, no desenvolvimento do país, a mostra convida o visitante a percorrer quatro blocos temáticos: “O contexto Brasil”, “O efeito professor”, “Os Professores que queremos e precisamos” e “Um muda muitos”. Neste bloco final, será possível conhecer experiências que estão mudando a maneira de formar, selecionar e desenvolver professores em todo o país.

Segundo Heloisa Morel, Diretora-Executiva do Instituto Península, “O Futuro Passa Pelos Professores” vai além de uma exposição, trata-se de uma mensagem que lança luz sobre o impacto que um bom professor tem na aprendizagem dos estudantes”.

A diretora reforça ainda que, “De acordo com a nossa mais recente pesquisa “A qualidade do Professor brasileiro”, esse impacto equivale a 60%. Daí a necessidade de valorizarmos nossos educadores. E é isso que a exposição propõe para aqueles que pensam e fazem a Educação brasileira acontecer a unirem esforços em prol das mudanças necessárias para que essa profissão possa se desenvolver e, assim, apoiar no desenvolvimento de nossas juventudes”.

A cada tema, os elementos audiovisuais das cenas e detalhes representarão o universo educacional do Brasil, promovendo uma reflexão, fundamentada em evidências, sobre o que é necessário para o aprimoramento da profissão docente e para a redução da desigualdade e mostrando o impacto desses avanços para qualquer nação do mundo. A exposição também conta com o apoio do Instituto Ayrton Senna e da Fundação Telefônica-Vivo.

Serviço 

Exposição O Futuro Passa pelos Professores 

Quando: até 30 de junho de 2024.
Imagens em alta, disponíveis para download: https://acesse.dev/rWtxV

Onde:  

SESI LAB: arte, cultura, ciência e tecnologia

Onde fica: Setor Cultural Sul – Brasília, DF

Pontos de referência: Antigo edifício Touring Club, em frente ao Conic Brasília e ao lado da Plataforma Superior da Rodoviária do Plano Piloto.

Horário de atendimento: terça a sexta-feira, das 9h às 18h. Sábados, domingos e feriados, das 10h às 19h.

Reserve seu ingresso em www.sesilab.com.br 

Sobre o Instituto Península 

O Instituto Península é uma organização do terceiro setor que atua na área de Educação desde 2011, quando foi fundada pela família Abilio Diniz. Trabalha para apoiar a melhoria da carreira docente porque acredita que o professor é o principal agente de transformação para uma Educação de qualidade no Brasil. Aliando o melhor das teorias existentes à prática do dia a dia, o IP possui projetos conectados ao seu propósito. Conta com um Núcleo de Pesquisas e Estudos que se dedica a conhecer a fundo o educador brasileiro e atua de maneira sistêmica para o avanço de políticas públicas que impactem positivamente a carreira docente, desde atratividade, profissionalização e valorização até o desenvolvimento contínuo dos professores.

você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.