Festival une educação e arte em Itaguaí

Alunos da rede municipal estão ansiosos pelos dias de apresentação dos trabalhos desenvolvidos para o Festival e Esquete estudantil de Itaguaí (FEESTI). A iniciativa foi criada para conscientizar sobre o papel transformador das artes no desenvolvimento educacional e pessoal. Além disso, visa também despertar o interesse dos alunos para o mundo do teatro.

O FEESTI é dividido em três etapas desenvolvidas bem antes das apresentações, começando com a capacitação dos professores da sala de leitura em colaboração com os professores de teatro. Segundo a organização do projeto, essa fase é fundamental para nutrir e desenvolver o potencial artístico dos educadores e, por consequência, dos estudantes.

Na segunda etapa são organizadas apresentações nas unidades escolares, onde as esquetes ganham vida diante da comunidade local. Segundo o município, este é um momento de conexão, onde o teatro transcende os limites do palco e se aproxima do cotidiano do espectador.

A última fase conta com as apresentações finais e uma premiação, parte mais esperada do FEESTI. No dia 21 de novembro, as escolas municipais dos anos iniciais se apresentarão, seguidas pelas escolas dos anos finais no dia 22 de novembro, ambos na Pracinha da Cultura em Chaperó, a partir das 9h.

Nesta edição, 6 escolas municipais subirão ao palco no primeiro dia, enquanto o segundo, contará com a participação de 7 unidades, totalizando 13 escolas engajadas no evento, demonstrando a presença artística nas salas de aula e o comprometimento com a expressão cultural.

A tão aguardada premiação está marcada para o dia 23 de novembro, às 14h, no prédio da Secretaria Municipal de Ordem Pública, localizado no centro da cidade. A prefeitura de Itaguaí destacou que este será um momento de celebração, reconhecendo o talento, a dedicação e a criatividade dos participantes.

Segundo Rafael Paixão, diretor do Teatro Municipal Marilú Moreira, o FEESTI atua como uma ponte para captar mais alunos interessados em participar das oficinas anuais oferecidas pelo Teatro Municipal.

— O FEESTI é um festival criado para conscientizar sobre o papel transformador das artes no desenvolvimento educacional e pessoal. Essas oficinas são oportunidades valiosas para aprofundar conhecimentos, desenvolver habilidades teatrais e ampliar horizontes no mundo das artes.

Paixão também destaca que o projeto, além de ser um espaço de celebração da arte, também estimula a competição saudável, promovendo características fundamentais das artes cênicas, como trabalho em equipe, criatividade e expressão. Ainda conforme a organização do Festival, a realização de todas as etapas garante um ambiente competitivo que serve de incentivo para o florescimento de novos talentos.

— Essas oficinas são oportunidades valiosas para aprofundar conhecimentos, desenvolver habilidades teatrais e ampliar horizontes no mundo das artes — destacou paixão.

você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.