Portal Realidade

Fofoca faz bem para a cooperação entre pessoas, diz estudo

https://www.terra.com.br/byte/fofoca-faz-bem-para-a-cooperacao-entre-pessoas-diz-estudo,47d9f9845ae4427e0e5d2127686827310iemxbh1.html?utm_source=clipboard

Fofoca faz bem! Pelo menos é o que diz a ciência. Em um estudo recente, pesquisadores revelaram que a fofoca pode contribuir para a cooperação entre as pessooas. Mas, alerta que a prática pode trazer impactos negativos se não forem usadas de forma coerente. 

Para o estudo, os cientistas Mari Kawakatsu, Taylor A. Kessinger e Joshua B. Plotkin, do grupo de Pesquisa Plotkin em Biologia Matemática da Escola de Artes e Ciências da Universidade da Pensilvânia, criaram um modelo que usa dois tipos de fofoca para explorar a reciprocidade indireta.

Eles encontraram uma relação matemática entre diferentes formas de fofoca, mostrando como a compreensão da fofoca de fonte única ajuda a entender a fofoca entre colegas.

O modelo revela que fofocas podem promover a cooperação, melhorando o consenso sobre reputações.

Em contrapartida, avaliaram que as fofocas tendenciosas podem afetar a cooperação de forma positiva ou negativa.

Este estudo foi publicado no periódico científico “Proceedings of the National Academy of Sciences”.

Agora, eles se dedicarão a novas pesquisas para entender como a dinâmica da fofoca interage com o altruísmo e os preconceitos dentro e fora de grupos.

Modelagem Matemática da Dinâmica da Fofoca

Os pesquisadores criaram um modelo que engloba duas fontes de fofoca: pessoas selecionadas aleatoriamente versus uma única fonte.

Eles mostram que existe uma relação matemática entre estas formas de fofoca – o que significa que compreender a fofoca com uma única fonte também lhes permite entender a fofoca com os pares – e desenvolveram uma expressão analítica para a quantidade de fofoca necessária para chegar a um consenso suficiente e sustentar a cooperação. 

“Ao fundir ideias dos dois campos, fomos capazes de desenvolver um modelo mecanicista de como a disseminação de informações pode ajudar o comportamento cooperativo”, disse Mari Kawakatsu, pesquisadora de pós-doutorado no laboratório em entrevista ao SciTechDaily.

Fofocas falsas

Os pesquisadores descobriram ainda que a propagação de informações falsas pode facilitar ou dificultar a cooperação, dependendo da magnitude dos mexericos e se o preconceito é positivo ou negativo.

Mas à medida que as fofocas se tornam mais propensas a “ruídos” imparciais, a população deve fofocar durante mais tempo para estabilizar o equilíbrio.

você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.