Portal Realidade

Gilbués: cidade no Piauí vira ‘deserto’; veja fotos e o que é a desertificação

Gilbués é uma cidade que fica ao sul de Teresina, capital do Piauí, e que há décadas sofre com a desertificação. Embora o processo seja natural, no município, ele foi agravado pelo aquecimento global, que gerou fortes secas, e também pela ação humana. De acordo com dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), atualmente são mais de 7,8 mil km² de área desertificada — região que equivale a cinco São Paulo (1,5 mil km²) e oito Nova Iorque (783,8 km²).

Com pouco mais de 10 mil habitantes (dados do Censo Demográfico 2022 do IBGE), o município tem como principal atividade econômica hoje a agricultura. Uma pesquisa publicada pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) em 2021 indica que a desertificação de Gilbués começou entre as décadas de 1940 e 1950, e foi impulsionada principalmente por práticas nocivas da agropecuária e da mineração.

Além do fator humano, naturalmente chove muito pouco em Gilbués, e o município passa boa parte do ano em período de seca. Para piorar a situação, a expectativa de especialistas é de que esse cenário se agrave: um relatório de 2021 do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas apontou que, para os próximos anos, deve ocorrer a redução de 10% a 20% nas chuvas na região.

Outra preocupação para o município é o aquecimento global, que pode aumentar a velocidade da desertificação. Segundo o estudo do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas, espera-se que a temperatura da cidade suba em até 2,5 ºC.

Abaixo, veja fotos atualizadas de Gilbués, município considerado um deserto no Brasil:

Processo de desertificação de Gilbués começou naturalmente, mas foi agravado pelas mudanças climáticas e pela ação humana — Foto: Nelson Almeida/AFP
Processo de desertificação de Gilbués começou naturalmente, mas foi agravado pelas mudanças climáticas e pela ação humana — Foto: Nelson Almeida/AFP
Gilbués: na desertificação, o solo perde nutrientes — Foto: Nelson Almeida/AFP
Gilbués: na desertificação, o solo perde nutrientes — Foto: Nelson Almeida/AFP

O que é desertificação do solo?

A desertificação é um processo que acontece principalmente em regiões de clima árido, semi-árido ou sub-úmido seco, e que resulta na perda total ou parcial da fertilidade e da atividade biológica do solo. Existem várias causas para o início dessa transformação de um lugar em deserto, inclusive a ação humana e as próprias condições climáticas do local.

Gilbués é um dos seis núcleos de desertificação no Brasil. As demais regiões — Serido, (entre RN e PB), Cariris Velhos (PB), Inhamuns (CE), Sertão Central (PE) e Sertão do São Francisco (BA) — também ficam no Nordeste brasileiro e compõem, juntas, uma área de mais de 18 mil km².

você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.