Portal Realidade

Governo do Rio troca secretária de Educação

O governo do Rio anunciou na noite desta sexta-feira a troca no comando da secretaria de Educação. A nova titular da pasta é a professora Roberta Barreto, que já foi secretária em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense. Ela é servidora de carreira e graduada em História, pós-graduada em gestão escolar e especialista em gestão pública.

— Desejo um excelente trabalho para a nova secretária, professora Roberta. Com vasta experiência no campo da educação, tenho certeza que ela contribuirá muito com o desenvolvimento de novas políticas de ensino. Agradeço à professora Patrícia Reis, pelo empenho dedicado à pasta – afirma o governador Cláudio Castro.

A professora ocupou diversos cargos no executivo estadual e municipal. Foi diretora e escola, coordenadora regional da União dos Dirigentes Municipal de Educação (UNDIME-RJ) e foi membro fundadora do Fórum de Combate à Violência Contra a Mulher de Duque de Caxias.

— Como professora formada pela rede estadual de ensino, no Instituto de Educação Roberto Silveira, de Duque de Caxias, é uma grande honra poder contribuir diretamente para uma educação pública de qualidade. Saio dos bancos escolares para a gestão pública de ensino – disse a nova secretária.

A troca de comando, segundo apurou O GLOBO, é fruto do racha que o Partido Liberal (PL) sofreu na eleição da Assembleia Legislativa do Rio (Alerj). A antecessora Patrícia Reis também era servidora da secretaria de Educação e um nome aprovado pelo comando do PL fluminense. Já Roberta Barreto seria uma indicação de Rodrigo Bacellar (PL), presidente da Alerj. A nova secretária estava lotada na Secretaria de Governo, pasta comandada por Bacellar até o fim de 2022.

O movimento é mais uma demonstração de força de Bacellar no Executivo Fluminense e afastamento de Claudio Castro do partido por qual se elegeu governador. No início da semana, foi exonerado Bruno Bonetti, suplente de Romário (PL) no Senado Federal. O advogado atuava no gabinete do governador é da ala do partido ligado ao presidente estadual Altineu Côrtes, também deputado federal. Na nota em que divulga a troca de comando, o Palácio Guanabara destaca que “busca adequar a administração da pasta às diretrizes do Governo.”

Altineu apoiou, em fevereiro, a candidatura dissidente de Jair Bittencourt (PL) contra o correligionário Bacellar. Com Castro atuando em favor do presidente da Alerj, a chapa dissidente caiu mesmo antes da votação.

você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.