Portal Realidade

Governo Lula anuncia a liberação de R$ 614 milhões em emendas para o RS

O ministro da Secretaria de Comunicação Social da Presidência, Paulo Pimenta (PT), afirmou nesta segunda-feira 6 que o governo federal liberará 614 milhões de reais em emendas direcionadas ao Rio Grande do Sul, atingido por temporais desde a semana passada.

Emendas são propostas por meio das quais os parlamentares influenciam na alocação de dinheiro público. Existem três modalidades de emenda: individual, de bancada estadual e de comissão.

Conforme o mais recente boletim da Defesa Civil gaúcha, 83 pessoas morreram em decorrência das fortes chuvas e 4 mortes seguem sob investigação. Também há 111 desaparecidos e 291 feridos, além de 149,3 mil pessoas fora de casa (entre desabrigadas e desalojadas).

O presidente Lula (PT) comandou na manhã desta segunda uma reunião no Palácio do Planalto para discutir as ações de recuperação no Rio Grande do Sul. Participaram da agenda, entre outros, os ministros Fernando Haddad (Fazenda), Simone Tebet (Planejamento), Rui Costa (Casa Civil) e Alexandre Padilha (Relações Institucionais).

“Só na Saúde, agora, agora, aqui nessa reunião, nós já liberamos 614 milhões de reais de pagamento de emendas individuais e de bancada”, disse Pimenta. “E não vamos deixar faltar o dinheiro necessário para que cada tijolo levado pela chuva possa ser recolocado. Cada ponte, cada rua, cada escola, cada unidade de saúde. Cada casa que a chuva levou, nós temos de dar um jeito de reconstruir.”

você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.