Portal Realidade

Grátis: Festival Canção Criança une arte e diversão em BH

Um festival que promete uma experiência completa para crianças, adultos e até mesmo para bebês, com arte, música e dança para todos, a segunda edição do Festival Canção Criança em Belo Horizonte, que acontece último fim de semana de julho, nos dias 29 e 30, a partir das 10h, reforça a importância de proporcionar momentos culturais e educativos voltados para o público infantil, incentivando o desenvolvimento criativo e o conhecimento através da arte.

O evento, realizado no Parque Ecológico e Cultural Professor Marcus Mazzoni, no bairro Cidade Nova, na região Nordeste de BH, é gratuito e conta com uma programação que inclui apresentações musicais de grupos já reconhecidos no universo infantil, como Cia Pé de Moleque, Grupo Serelepe, Sílvia Negrão, Trio Amaranto, Cia Gêmea e Mundo Aflora.

Além das apresentações musicais, também estão previstas diversas oficinas ministradas pelos brincantes da Ciranda de Roda, que vão proporcionar atividades interativas e lúdicas para as crianças, como pintura divertida, construção de instrumentos musicais com materiais recicláveis, jogos lúdicos e espaços de leitura.

A curadoria do festival, assinada por Juliana Daher, levou em consideração a qualidade do trabalho musical das atrações, a variabilidade estética, o ineditismo das apresentações e as especificidades dos artistas e projetos voltados ao público infantil.

Uma das características desta edição é o destaque dado às produções locais, já que a produção musical para crianças na capital mineira tem se consolidado nas últimas décadas com trabalhos consistentes, enfatizando a pesquisa da “cultura da infância” como elemento central para a criação artística.

O Festival Canção Criança é uma iniciativa da Artelivre Produção e Comunicação, viabilizada pela Lei Municipal de Incentivo à Cultura, e conta com o patrocínio da MGS.

Destaques

Entre as atrações, destacam-se alguns espetáculos, como “Canto de Neném”, apresentado pela Cia Pé de Moleque, que resgata cantigas e brincadeiras tradicionais da cultura infantil brasileira e de outros países.

O Grupo Serelepe, com seu espetáculo “Locotoco”, promete levar ao público uma apresentação cênico-musical inspirada em canções e brincadeiras tradicionais de diferentes regiões do Brasil e da América Latina.

A cantora Sílvia Negrão e sua banda apresentarão “BI – BAMBU”, um show que conta com músicas de seus álbuns que valorizam a memória musical de comunidades brasileiras, além de canções divertidas para o público infantil.

O Trio Amaranto, formado pelas irmãs Flávia, Lúcia e Marina Ferraz, trará o espetáculo “Manhã de Sol”, que aborda temas como a natureza, o respeito às diferenças e a busca pela própria identidade.

A Cia Gêmea apresentará “A Alegria do Circo”, um espetáculo que combina palhaçaria, mágica, brincadeiras e poesias, levando o público a uma experiência lúdica circense.

Por fim, o Mundo Aflora, composto pelos músicos brincantes Angelo Mundy e Flora Poppovic, proporcionará uma jornada musical com canções autorais e cantigas de diversas tradições e localidades.

SERVIÇO:

O quê. Festival Canção Criança – 2ª Edição 
Onde. Parque Ecológico e Cultural Professor Marcos Mazzoni (rua Dep. Bernardino Sena Figueiredo, 1.022, Cidade Nova)
Quanto. Gratuito

PROGRAMAÇÃO

Sábado, 29
10 às 12h Oficina lúdica I com Ciranda de Roda (BH)
10h30 Espetáculo Canto de Neném com Cia Pé de Moleque (BH)
13 às 16h Oficina lúdica II com Ciranda de roda (BH)
14h Espetáculo “Locotoco” com Grupo Serelepe (BH)
16h Espetáculo BI-BAMBU com Sílvia Negrão e Banda (BH)

Domingo, 30
10 às 12h Oficina lúdica III com Ciranda de Roda (BH)
10h30 Espetáculo Amaranto para Crianças com Trio Amaranto (BH)
13 às 16h Oficina lúdica IV com Ciranda de Roda (BH)
14h Intervenção Circense “A Alegria do Circo” com Cia Gêmea (BH)
15h30 Espetáculo “Mundo Aflora” com Mundo Aflora (SP)

você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.