Portal Realidade

GRATUITO: Confira mais de 10 eventos de graça em BH neste fim de semana

Que tal aproveitar o feriado prolongado nos museus de Belo Horizonte? Alguns deles apresentam programação diversificada para quem vai aproveitar os dias de folga na capital, com opções para todas as famílias.

Casa Fiat de Cultura
É o caso da Casa Fiat de Cultura (praça da Liberdade, 10), que está com três exposições em cartaz: “Oceanvs – Imersão em Azul”, “Arte Brasileira: A Coleção do MAP na Casa Fiat de Cultura” e “Como Pisar Suavemente na Terra”, na Piccola Galleria, além das oficinas do ateliê aberto do 9º Presépio Colaborativo, realizado anualmente com curadoria do artista Leo Piló. Na sexta (3), a Casa estará aberta das 10h às 21h. Já no sábado (4) e domingo (5), o funcionamento é das 10h às 18h. Toda a programação é gratuita.

Centro Cultural Banco do Brasil
O Centro Cultural Banco do Brasil Belo Horizonte (praça da Liberdade, 450) recebe, até o dia 8 de janeiro, a exposição “Patrimônio Vivo – Cultura e Tradição”. Dividida em duas fases, a Fundação de Arte de Ouro Preto (FAOP) reproduzirá, no primeiro momento da exposição, até o dia 20, os seus ateliês de restauração na mostra intitulada “Ateliê Vitrine – Caminhos da Conservação-Restauração”. Na segunda fase, o “Ateliê Vitrine” será substituído pelo rico “Acervo de Presépios”, onde cerca de 50 presépios vencedores das edições do Concurso Nacional de Presépios serão expostos ao público. 

E, no dia 6, o CCBB BH finaliza a exposição “Studio Drift – Vida em Coisas”, que provoca reflexões sobre a relação da humanidade com a natureza, por meio de esculturas e instalações hipnóticas. Ingressos gratuitos no site bb.com.br/cultura e na bilheteria do museu.

Espaço do Conhecimento UFMG
A fachada digital do Espaço do Conhecimento UFMG (praça da Liberdade, 700) apresenta a exibição “Reflexões Urbanas, por Lidia Viber”. Todos os dias, até o dia 30, a partir das 18h, o museu convida o público para refletir sobre as reverberações da vida urbana. As projeções incluem obras da artista, variando de murais a grafites.

História de luta e fé 
Rodando os quatro cantos do país, o espetáculo “A Paixão de Tito” será encenado no Espaço Trama de Teatro (rua Antônio Augusto, 150, Nossa Senhora de Fátima), em Contagem, no sábado (4), às 19h. A peça conta a história de luta e fé de Frei Tito, figura importantíssima para a redemocratização do país. A entrada é gratuita.

Cinema feito em Minas
A longeva e expressiva produção audiovisual associada a Minas Gerais completa 100 anos. Em 1923, tem-se o registro do primeiro filme de ficção de longa duração totalmente finalizado em Minas Gerais e produzido em Belo Horizonte, “Canção da Primavera”, dirigido por Igino Bonfioli e Ségur Cyprien. Desde então, a cinematografia do Estado tornou-se uma das mais significativas do país e ajudou a formar um histórico de imaginários e fabulações sobre o território mineiro, que ainda encanta e influencia artistas e espectadores. Para celebrar o centenário do cinema feito em Minas, acontece a mostra “Minas Gerais em 10 décadas: Um Século de Cinema Mineiro”, com sessões até o dia 10 e sessão especial no dia 23, no Cine Santa Tereza (rua Estrela do Sul, 89). A entrada é gratuita, mediante retirada de ingresso na bilheteria. Mais informações pelo telefone (31) 3277-4699 e pelo perfil @cinesantatereza no Instagram.

Intervenções criativas de BH
Tem exposição gratuita no ViaShopping (av. Afonso Vaz de Melo, 640, Barreiro). O mall recebe, até o dia 6 de novembro, uma mostra com obras do artista Gustavo Simões, que realiza intervenções criativas em fotos que registra da capital mineira. A visitação pode ser realizada no horário de funcionamento do shopping: segunda a sábado, das 10h às 22h; e domingo, das 14h às 20h.

Samba na Comuna Cultural
No sábado (4), a partir das 19h, tem o já tradicional samba na Comuna Cultural (rua Catumbi, 431, Caiçara). Na programação desta semana está o grupo Raiz Samba Drums. A entrada é gratuita.

Festival ‘É Só uma Carta de Amor’
O projeto “É Só uma Carta de Amor” apresenta seu festival no sábado (4) e domingo (5), das 9h às 13h, no Parque Gentil Diniz (rua Maria do Carmo Diniz, 141), em Contagem. Com entrada franca, o evento receberá a cantora Augusta Barna, o cantor Chedinho, o ator Oscar Capucho, com um sarau em libras, e a exposição “O que Guardo em Mim”, da artista Andreza Coutinho.

Papai Noel chega aos shoppings
O clima natalino começou a invadir os shoppings de BH. Além da decoração, o tradicional encontro com o Papai Noel acontece nos próximos dias. No sábado (4), a partir das 14h30, o Shopping Del Rey recebe o Bom Velhinho com uma programação especial. No mesmo dia, o Shopping Estação BH inaugura o Parque Encantado. Já no domingo (5), a partir das 10h, também tem Papai Noel no Shopping Cidade. 

Domingo tem Samba da Moça
Tem mais uma casa cultural em Belo Horizonte, o Aquilombar (rua Itapecerica, 865, Lagoinha), um novo empreendimento de impacto sociocultural na capital. Entre as atrações de estreia do lugar, o público poderá curtir, no domingo (5), a partir das 16h, o Samba da Moça, que vai trazer grandes nomes do gênero. Entre as atrações está o Samba d’Ouro, coletivo de estudo do samba de roda, especificamente do samba rural, manifestação originada na região da Mantiba, na Bahia. Também se apresentam o Samba de Kilombo e o Samba da Meia Noite, grupos de cultura popular formados por percussão, sambadores e sambadeiras que trazem em seus corpos e em sua musicalidade as heranças, as lembranças e as vivências ancestrais por meio dos batuques, pisadas, chulas e requebrados. A entrada é gratuita mediante retirada prévia de ingressos no site do Sympla.

você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.