Portal Realidade

GTA V: 10 anos de um dos grandes marcos da história do entretenimento

Em janeiro de 2013, a Rockstar soltou um comunicado confirmando que atrasaria o lançamento de GTA V em quatro meses, em relação a data inicialmente prevista. Na justificativa, a empresa pedia “confie em nós, vai valer a pena”. E valeu!

É curioso como o olhar com o GTA V mudou ao longo desses 10 anos. Desenvolvido pela Rockstar North, braço da companhia que também é responsável por Read Dead Redemption, L.A Noire, e Manhut, o game, lançado no dia 17 de setembro de 2013, ainda na sétima geração de consoles, dominada por PlayStation 3 e Xbox 360, foi de aclamado e paparicado a um inimigo do fim por muitos. Um produto que se recusa a dar o adeus definitivo, devido às próprias decisões da sua desenvolvedora em “reembalar” e manter sua sobrevida.

Essa escolha, por mais questionável que seja, tem o seu motivo, em termos de mercado. GTA V segue como um produto relevante. O jogo acumula mais de 180 milhões de unidades vendidas (somente entre maio e agosto de 2023, a Rockstar vendeu mais de 5 milhões de cópias de GTA V), colocando-o diretamente na segunda colocação entre os jogos mais vendidos de todos os tempos, atrás apenas de Minecraft, que registra mais de 238 milhões de cópias.

Lembrando que GTA V alcançou esse número altamente expressivo de vendas sem estar disponível para um console que também é muito importante em termos de mercado, o Nintendo Switch.

Não estamos tratando aqui de um jogo como qualquer outro que vemos a todo momento, GTA V é um marco do entretenimento, um marco em termos de estratégica e fixação dessa ideia na mente das pessoas. Um dos maiores acertos da história da indústria dos games.

Algumas curiosidades sobre GTA V

  • GTA V possui 7 recordes no Guinnes, incluindo o de propriedade do entretenimento a atingir mais rápido a marca de US$ 1 bilhão;
  • A estimativa é que o custo de desenvolvimento e marketing de GTA V seja de US$ 265 milhões;
  • O maior número de jogadores simultâneos jogando Grand Theft Auto V na Steam foi de 360 mil;
  • Mais de 1.000 desenvolvedores da Rockstar trabalharam no game; muitos outros de empresas terceirizadas também estiveram envolvidos;
  • Em 2020, 7 anos após seu lançamento, foi o ano em que a Rockstar mais vendeu cópias de GTA V.

Ao todo, a franquia GTA vendeu, até o momento, mais de 400 milhões de unidades, GTA V sozinho é responsável por quase metade das vendas. Evidentemente a questão da longevidade de mercado também conta para explicar esse fenômeno.

A fórmula do game pode ter te cansado ao longo dos anos, e uma espécie de ojeriza a ele também pode estar presente – confesso que me sinto assim também com GTA V nesse momento. No entanto, esses 10 anos precisam ser enaltecidos, são raros os casos em que um jogo atinge tal marca com uma carga tão onipotente como GTA V.

você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.