Portal Realidade

 Guarda Municipal está sendo estruturada para colaborar com sistema de segurança pública em Manaus

A Guarda Municipal de Manaus (GMM), com mais de 74 anos de existência, vem recebendo a atenção necessária para melhoria das condições de trabalho e poder colaborar com o sistema de segurança pública na capital, conforme informações do prefeito David Almeida, em entrevista concedida nesta terça-feira, 21/5, para o programa 18Horas, da Rádio MIX.

Na entrevista, o prefeito explicou que a responsabilidade pela segurança pública é do governo estadual, por meio da Polícia Militar, mas que a Guarda Municipal está sendo devidamente equipada para poder colaborar na segurança de prédios públicos municipais e demais estruturas administradas pela prefeitura, como parques, terminais de ônibus, escolas, creches, feiras, mercados e unidades de saúde.

“A segurança é atribuição do governo, a Polícia Militar nunca vai ser substituída, ela é soberana. Só que nós temos como dar uma ajuda com a nossa guarda. Nós assumimos uma corporação que tinha apenas duas viaturas. Fizemos concurso público, armamos, treinamos, equipamos e hoje estamos com 34 viaturas, mais 200 homens e mulheres entrando para o efetivo. Nós temos todo o serviço de inteligência na Guarda Municipal”, informou o chefe do Executivo municipal.

David Almeida acrescentou que a reestruturação da Guarda Municipal já está resultando no combate a assaltos em veículos do transporte coletivo. “Acabo de receber uma foto que acabamos de frustrar mais um assalto dentro do transporte coletivo. Então, a Guarda Municipal vai funcionar assim. Nós estamos fazendo um trabalho que vem somar, agregar, a gente não quer substituir, não. A gente quer atuação em parceria com a Polícia Militar, que é atribuição do governo estadual”, explicou o prefeito.

Cronograma de entregas

Ainda durante a entrevista, o prefeito citou uma lista de obras previstas para serem entregues ao longo do ano até o final do seu mandato, como feiras e mercados reformados, unidades de saúde novas e reformadas, restaurantes populares, escolas reformadas, complexos esportivos, casas reformadas, novos viadutos, terminais de ônibus e mais de 2.300 ruas recapeadas, por meio do programa “Asfalta Manaus”.

Almeida indicou quais as grandes entregas previstas para os próximos meses: o Terminal de Integração – T7, na zona Oeste; o Píer Turístico de Manaus, no Centro; a segunda etapa do parque Amazonino Mendes e primeira etapa do parque Gigantes da Floresta, ambos localizados entre as zonas Norte e Leste; viaduto Rei Pelé, zona Norte; e o novo viaduto na avenida das Torres, na zona Leste.

“Tudo isso a gente está trabalhando para que a gente possa entregar para a população. Eu sou um cara que tem muitas atribuições, muito trabalho, e foco nas entregas para melhorar a qualidade de vida da população da nossa cidade”, concluiu Almeida.

você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.