Portal Realidade

Imagens aéreas mostram como ficou cidade de SC que teve o dia mais chuvoso em oito anos

Imagens aéreas mostram Rio do Sul, no Vale do Itajaí, tomada pela água após as fortes chuvas que atingiram a região neste final de semana (assista acima). O município, que decretou situação de emergência neste domingo (19), teve o dia mais chuvoso em oito anos, no sábado (18).

Segundo Rafael Dell Antonia, que fez os registro de drone, as imagens são do bairro Barragem.

A Defesa Civil afirma que 467 pessoas estão desabrigadas no município.

Foram 152,2 milímetros de chuva, superando o então recorde em 4 de maio de 2022, com 99,8 milímetros, segundo a prefeitura. Registros de precipitação antes de 2016 não podem ser comparados, ainda conforme o município, já que a metodologia usada para medição era outra.

A previsão, conforme a prefeitura, indica tempo sem grandes volumes nas próximas horas.

Em todo o estado, 888 pessoas já tiveram que deixar suas casas desde sexta-feira (17), conforme boletim da Defesa Civil de Santa Catarina divulgado no início da tarde deste domingo.

Pelo menos 22 municípios têm ocorrências relacionadas às chuvas, como deslizamentos, quedas de árvores e de barreiras, além de pessoas ilhadas.

Conforme a Defesa Civil local, a situação de alto volume se repetiu em boa parte das cidades que ficam na bacia do rio Itajaí-Açu, principalmente naquelas que não são atendidas pela contenção das barragens.

O resultado disso, conforme o órgão, foi a elevação do nível do rio em quase cinco metros e meio em 24 horas.

No município, cinco crianças e dois adultos precisaram ser resgatados de uma casa com embarcação durante um alagamento na tarde de sábado. Com a ajuda da embarcação, as pessoas foram retiradas e levadas a local seco.

Bombeiros trabalham no bairro Canoas, em Rio do Sul (SC) — Foto: Patrick Rodrigues/ NSC

Monitoramento

O Centro de Integrado de Operações (Ciop) da Defesa Civil estadual foi reativado neste domingo para monitorar a situação das chuvas em Santa Catarina.

O grupo coordena de forma integrada ações de preparação e respostas a ocorrências relacionadas às chuvas. Até o momento 20 municípios registraram casos neste fim de semana.

“Sábado à noite, acompanhando a previsão hidrometeorológica e a projeção em relação aos níveis dos rios, especialmente lá no Alto Vale, foi identificado que em Rio do Sul nós teríamos o nível do rio acima de 8 metros e meio, possivelmente próximo a 9 metros e com isso uma parte significativa da população atingida’’ afirmou o coronel Laureano, diretor de Gestão de Desastre da Defesa Civil.

você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.