Portal Realidade

Já tem programa para o feriado e o final de semana? Os equipamentos da Prefeitura de São Paulo ficam de portas abertas com muita atividade bacana. Tudo de graça!

Nem só de trabalho vive a capital paulista. Nos fins de semana e feriados, a Prefeitura de São Paulo oferece várias opções de lazer gratuitas à população, principalmente em áreas mais periféricas, que também funcionam como política pública de socialização, saúde, educação e até segurança. São várias possibilidades com acessibilidade para todos os públicos e idades.

Uma solução divertida e inclusiva é o Ruas Abertas, um programa intersecretarial da Prefeitura, realizado aos domingos na Avenida Paulista. No início deste mês, a região da Liberdade também passou a ser contemplada. O programa prioriza as vias abertas para pedestres e ciclistas, promovendo a ampliação dos espaços públicos, com mais opções de lazer, convivência e atividades para a população.

Atrações para todas as idades — Foto: Divulgação
Atrações para todas as idades — Foto: Divulgação

Das 9h às 16h, quatro vias públicas da Liberdade ficam abertas exclusivamente para a circulação de pedestres. São elas: Rua dos Estudantes (entre a Avenida da Liberdade e Rua da Glória), Rua dos Aflitos, Rua Américo de Campos (trecho entre a Rua Galvão Bueno e a Rua da Glória) e Rua Galvão Bueno (trecho entre a Rua Américo de Campos e a Praça da Liberdade).

Outro conhecido ponto de encontro é o Minhocão, que teve a operação noturna reativada no início deste ano graças a um novo contrato assinado pela Prefeitura, que prevê a instalação de mobiliário no local para descanso e interação dos visitantes. A Operação Minhocão ocorre de segunda a sexta-feira, das 20h às 21h45, e aos sábados, domingos e feriados, das 7h às 21h45.

Centros Esportivos

Os centros esportivos (CEs) municipais são estruturas públicas que oferecem diversas atividades esportivas para a saúde, o bem-estar e o lazer da população de todas as regiões de São Paulo. A Secretaria Municipal de Esportes e Lazer administra atualmente 46 centros esportivos na cidade, abrangendo todas as regiões (zonas Norte, Sul, Leste, Oeste e Centro).

Natalia Moura, moradora da Parada Inglesa, Zona Norte, é uma das frequentadoras dos centros. “O que mais me surpreende nesses espaços são a estrutura, a organização e a segurança. Meu filho, de 2 anos, adora andar de bicicleta e fazer trilha de cross para crianças”, elogiou Natalia, que frequenta o Centro de Esportes Radicais.

Outro frequentador do centro é Danilo Saga, morador de Santana. Com seu skate, ele pratica simulador de surfe, deslizando pelas pistas. “É um espaço público ao qual todos têm acesso, e com uma variedade de atividades esportivas para todos os gostos”, declarou.

Os centros possuem estruturas completas, como: piscinas, quadras poliesportivas, campos de futebol, quadras de tênis e pistas de skate/esportes radicais. Todas as atividades são gratuitas e, para participar, basta se inscrever em uma das unidades.

Além dos CEs, a Secretaria Municipal de Educação (Seme) disponibiliza 57 Centros Educacionais Unificados (CEUs). Neles são oferecidas atividades físicas, culturais e de lazer como dança, teatro, música, shows, capoeira, hidroginástica, ginástica, judô, jiu jítsu, karatê e outras ações. Eles funcionam nos fins de semana, das 8h às 22h, e nos feriados, das 8h às 18h. A programação está disponível nesta página.

A secretaria também preparou cinco escolas para receber a população aos sábados e domingos. O projeto Escola Aberta começou em junho nas EMEFs Vladimir Herzog; Ministro Aníbal Freire; Palimércio de Rezende; Vargem Grande; e Fernando de Azevedo. Aos sábados, a programação vai das 8h30 às 17h e são oferecidas três refeições: café, almoço e lanche. E aos domingos, das 9h às 13h, com direito a um lanche.

Ruas de Lazer

Elevado Presidente João Goulart (Minhocão) — Foto: Divulgação
Elevado Presidente João Goulart (Minhocão) — Foto: Divulgação

A Seme também promove o programa Ruas de Lazer, que oferece atividades de lazer e recreação nas ruas da cidade.

As Ruas de Lazer são uma oportunidade para a população se organizar e promover atividades culturais e esportivas em seu bairro. As atividades são oferecidas em ruas da cidade, sempre aos domingos, das 9h às 18h.

Circuito Spcine e clubes de leitura

Para quem curte cinema, o Circuito Spcine é uma das melhores opções do gênero, totalmente gratuito. Ele está presente em 20 espaços – cinco em equipamentos culturais de São Paulo e 15 em Centros Educacionais Unificados (CEUs) – e tem o objetivo de democratizar o acesso da população ao entretenimento audiovisual.

O projeto é uma realização da Spcine, Empresa de Cinema e Audiovisual de São Paulo, e oferece uma experiência total do cinema aos espectadores, com projetores digitais de alta tecnologia e programação regular. Há espaço para filmes de todos os formatos, do infantil ao terror, do autoral ao blockbuster.

A programação conta com aproximadamente 200 sessões semanais, e as informações sobre filmes e horários podem ser obtidas no Instagram da Spcine: instagram.com/spcine_/.

Já para quem prefere um fim de semana de leitura e tranquilidade, a cidade mantém várias bibliotecas públicas e casas de cultura abertas ao público. Confira a lista neste link.

Parque públicos

Parque Cidade Toronto — Foto: Divulgação/Secom
Parque Cidade Toronto — Foto: Divulgação/Secom

Os cidadãos de São Paulo podem aproveitar e participar gratuitamente da programação nas áreas verdes urbanas e naturais, que ficam sempre abertas aos fins de semana com atividades fixas. Confira os locais na programação de parques.

Um dos frequentadores dos parques é Felipe Moura, morador da Parada Inglesa, Zona Norte. Sempre que chega a folga, ele leva seu filho de 2 anos para passear e praticar esportes radicais. “O que mais me chama a atenção é a conservação dos espaços, a limpeza e a segurança”, declarou.

Piscinas abertas

Os CEUs também oferecem atividades físicas, culturais e de lazer como dança, teatro, música, shows, capoeira, hidroginástica, ginástica, judô, jiu jitsu, karatê e muito mais. Aos fins de semana abrem das 8h às 22h e aos feriados das 8h às 18h. A programação está disponível em: https://ceu.sme.prefeitura.sp.gov.br/.

Aos finais de semana os munícipes também podem utilizar as piscinas dos CEUs para recreação. Para isso, devem fazer a carteirinha ou cadastro na unidade de forma totalmente gratuita. Basta levar documento de identificação, foto 3×4 e comprovante de residência. Os CEUs com piscina em funcionamento são:

Aricanduva;

Arthur Alvim;

Barro Branco;

Campo Limpo;

Cantos do Amanhecer;

Capão Redondo;

Carrão/ Tatuapé;

Casa Blanca;

Cidade Dutra;

Freguesia do Ó;

Guarapiranga;

Inácio Monteiro;

Jaguaré;

Lageado;

Meninos;

Parelheiros;

Parque Bristol;

Parque do Carmo;

Parque Novo Mundo;

Parque Veredas;

Perus;

Pinheiro D’Água;

São Mateus;

São Miguel/ Luiz Melodia;

São Pedro/ José Bonifácio;

São Rafael;

Sapopemba;

Taipas/ Maria Beatriz Nascimento;

Tremembé;

Vila Alpina/ Vila Prudente;

Vila Rubi.

você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.