Portal Realidade

Janeiro terá calor anormal e menos chuva; confira a previsão do tempo

O verão começou há poucas semanas e o ano de 2024 já apresenta mudanças nos padrões climáticos do período, com passagem de um ciclone extratropical entre o Uruguai e o sul do Brasil. Agora, as previsões indicam que o mês de janeiro também terá alterações na temperatura e nas chuvas — que são comuns nesta época do ano.

Calor acima da média

De acordo com o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), as temperaturas em janeiro devem ficar acima da média em quase todo o Brasil. Em geral, grande parte dos estados devem vivenciar dias de calor acima de 25ºC.

No entanto, há regiões em que o tempo fica ainda mais quente. Por exemplo, em estados como Amapá, Pará, Amazonas, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Maranhão, Tocantins, Piauí, Bahia, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Goiás, os termômetros podem chegar aos 30ºC.

Como ficam as chuvas

No mês de janeiro, algumas regiões do Brasil também terão o padrão de chuvas diferente do comum para o período. Por exemplo, no Sul, no Norte e em partes do Mato Grosso e Mato Grosso do Sul a tendência é de precipitação abaixo da média.

Depois de meses de chuva forte nos estados da região Sul, essa diminuição pode ajudar a baixar a umidade excessiva do solo. Essa umidade tem prejudicado as plantações.

Já no Sudeste e Centro Oeste, além dos estados do Pará e Paraná, as chuvas devem ficar dentro da média. Isso, por sua vez, contribui para recuperar a umidade do solo de estados como Minas Gerais, onde os níveis dos reservatórios estão mais baixos.

Segundo o Inmet, a formação de sistemas meteorológicos como a Zona de Convergência do Atlântico (ZCAS) e a Zona da Convergência Intertropical (ZCIT) irá contribuir para pancadas de chuva no Nordeste.

você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.