Portal Realidade

Juiz de Fora 174 anos, uma cidade de afetos

Novo viaduto, nova UBS, nova creche, novos reservatórios em diferentes pontos da cidade, além de obras de contenção de encostas. A Prefeitura trabalha hoje para garantir um amanhã melhor para Juiz de Fora! São várias as iniciativas em forma de presente para a cidade que celebra seus 174 anos.

“Casa arrumada” – Juiz de Fora agora é A+, nota máxima na Capag

Juiz de Fora teve reconhecida sua gestão financeira eficaz com a nota A+ na Capacidade de Pagamento (Capag), índice do Tesouro Nacional para avaliar a qualidade das finanças dos estados e municípios. Nota máxima do índice, foram levados em conta para a gradação três indicadores: endividamento, poupança corrente e índice de liquidez. Em 2021, no início do governo, a Capag do Município era C.

Viaduto Roza Cabinda

A PJF entrega um elevado com extensão de 360 metros e uma alça de acesso à Avenida Francisco Bernardino. Além de proporcionar ligação mais rápida entre a região Leste e o Centro, o viaduto garante maior fluidez para o trânsito. Este novo equipamento elimina da rota a passagem de nível na Rua Benjamin Constant e finaliza o binário na Av. Brasil, formado com o viaduto Helio Fádel, entregue em 2021 para a população! Um presentão pra mobilidade urbana de JF!

Viaduto Roza Cabinda — Foto: Divulgação

Viaduto Roza Cabinda — Foto: Divulgação

Inauguração UBS Jóquei I

A nova UBS do bairro é uma demanda da comunidade há mais de duas décadas. A nova unidade, de 513 metros quadrados, tem quatro equipes de saúde da família completas e fornece cobertura para até 11 mil pessoas no bairro Jóquei Clube I e parte do Barbosa Lage. A saúde da região celebrada com muita alegria e competência.

Inauguração UBS Jóquei I — Foto: Divulgação

Revitalização do Canil – Saúde animal é prioridade

É a primeira vez que o Canil Municipal recebe uma reforma desde a sua fundação! O Canil Municipal passou por uma série de novas contribuições: inauguração de um novo ambulatório com 52 baias para cães e gatos; revitalização de 64 baias; construção de 12 novas baias de abrigo; e um novo parcão.

Revitalização do Canil - Saúde animal é prioridade — Foto: Divulgação

Revitalização do Canil – Saúde animal é prioridade — Foto: Divulgação

Procon no São Mateus

A Agência de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) lançou o inovador Suporte Psicossocial e Encaminhamento para a Rede de Atendimento (Supera). O programa, que garante amparo psicossocial aos consumidores super endividados, fica em prédio situado no bairro São Mateus.

Procon no São Mateus — Foto: Divulgação

Inauguração da Creche São Geraldo

A primeira creche do Bairro São Geraldo vai atender quase 200 crianças de 0 a 3 anos, em tempo integral. Localizada na Rua Clóvis Seroa da Motta, a Creche Municipal Professora Maria Antonieta Cardoso Valverde tem 900m² e é a quarta entregue pela atual administração da Prefeitura de Juiz de Fora. Por isso, Juiz de Fora tem todas as crianças nas creches!

A creche possui salas de atividades, multiuso e amamentação; quatro espaços destinados a banhos de sol; áreas verdes; brinquedoteca; banheiros adaptados; cozinha; vestiários; lavanderia/rouparia; refeitórios e lactário.

Inauguração da Creche São Geraldo — Foto: Divulgação

Inauguração da Creche São Geraldo — Foto: Divulgação

Inauguração da primeira usina fotovoltaica do município

Uma cidade sustentável! Juiz de Fora ganha sua primeira usina fotovoltaica que gera 1420 megaWatts-hora ao ano. A usina evita a emissão de mais de 460 toneladas de CO², que equivale ao efeito de 3.222 árvores plantadas e cultivadas.

A medida garante energia para equipamentos da própria Prefeitura, reduzindo gastos com energia elétrica e neutralizando os gases do efeito estufa. A usina possui capacidade para gerar aproximadamente 118 mil kw/mês, energia suficiente para abastecer 777 casas populares por um mês.

Inauguração da primeira usina fotovoltaica do município — Foto: Divulgação

Reservatório no Bairro Nossa Senhora de Fátima

A Cesama construiu novos reservatórios em bairros que já possuem redes de distribuição e elevatórias. No Nossa Senhora de Fátima, foi feita a interligação do novo reservatório ao sistema já existente. Com capacidade para 80 m³ de água, a estrutura foi construída na Rua Bento Hinoto. O projeto contempla a demolição do reservatório antigo; fornecimento e implantação do novo; instalações hidráulicas, elétricas e telemetria; urbanização do entorno e fechamento da área.

Reservatório no Bairro Nossa Senhora de Fátima — Foto: Divulgação

Reservatório no Bairro Nossa Senhora de Fátima — Foto: Divulgação

Reservatório no Democrata

O bairro Democrata recebe um novo reservatório, em formato cilíndrico e com capacidade de 150 m³. Implantado na praça do bairro, a obra reforça o abastecimento, especialmente para a parte alta do Democrata.

Reservatório no Democrata — Foto: Divulgação

Sistema de Abastecimento de Água de Penido

A Cesama vem executando um extenso projeto para garantir água tratada a todos na Zona Rural. O novo sistema implantado pela companhia em Penido é composto por poço artesiano, linha de recalque, reservatório e redes de distribuição, além da casa de bombas.

Sistema de Abastecimento de Água de Penido — Foto: Divulgação

Sistema de Abastecimento de Água de Penido — Foto: Divulgação

Reservatório no Bairro Esplanada

Para melhorar a capacidade de abastecimento de água do Esplanada, o bairro recebe um novo reservatório, com capacidade total de 300 m³ de água. A nova estrutura possui formato cilíndrico e está sendo construída na Rua Maria Luiza Tostes, esquina com Rua Coronel Aprígio Ribeiro, onde já existia uma antiga unidade.

Reservatório no Bairro Esplanada — Foto: Divulgação

Contenção na Rosa Sffeir

Realizada em uma região considerada de alto risco pela Defesa Civil, a obra de contenção da Rua Rosa Sffeir é um desafio histórico para o município. A intervenção foi feita através da construção de 77 metros de cortina atirantada e estabilização em solo grampeado. A Prefeitura também realizou a drenagem do talude e construiu uma escada hidráulica no local.

Contenção na Rosa Sffeir — Foto: Divulgação

Contenção na Rosa Sffeir — Foto: Divulgação

Contenção na Rua São José

A obra no bairro Vitorino Braga foi feita através de uma estabilização do talude e da construção de 136 metros de cortina atirantada para assegurar a estabilidade da encosta.

Contenção na Rua São José — Foto: Divulgação

Contenção Rua José Orozimbo de Oliveira

A obra é de contenção da encosta e reconstrução da via, que havia cedido praticamente por completo. Uma cortina atirantada de 165 metros de comprimento e 5 metros de altura média é a garantia da estabilidade. Para reforçar a segurança, a Prefeitura também realizou drenagem e pavimentação. A intervenção inclui a construção de um “passeio balanço”, ou seja, uma calçada projetada para fora da rua, o que permite uma largura maior.

Contenção Rua José Orozimbo de Oliveira — Foto: Divulgação

Contenção Rua José Orozimbo de Oliveira — Foto: Divulgação

Contenção José Lourenço no Borboleta

Para estabilizar a rua, foram construídas duas cortinas atirantadas: uma com 32 metros de extensão e outra com 62 metros. Isso também impede futuros deslizamentos. Mais de 952 moradores do entorno serão beneficiados, além de todos os motoristas que circulam pela via, um dos principais acessos à Cidade Alta.

Contenção José Lourenço no Borboleta — Foto: Divulgação

Centro de Especialidades Norte em Benfica

O Centro de Especialidades Norte, antiga policlínica de Benfica, é uma demanda de 2013. Construído anexo à UBS Benfica, ele garante o atendimento de especialistas médicos para as regiões Norte e Centro-Oeste. Estimada em 117.793 pessoas, essa população hoje é atendida por 14 UBSs. O espaço aumenta a velocidade de atendimento e facilita o acesso da população, evitando o deslocamento até o PAM Marechal.

Centro de Especialidades Norte em Benfica — Foto: Divulgação

Centro de Especialidades Norte em Benfica — Foto: Divulgação

Cultura para todos e todas

As comemorações de aniversário da cidade também incluem diversão gratuita para a população com eventos culturais, como o Baile da Cidade, que levou música de graça para o Estádio Municipal Mário Helênio, e o Corredor Multicultural, com atrações artísticas gratuitas. Já o Casamento Comunitário, tradição na cidade realizado no Parque Municipal, celebra gratuitamente o amor e a união de 174 casais.

Cultura para todos e todas — Foto: Divulgação

Exposição Museu Mariano Procópio no Independência Shopping

Exposição “Janelas do Tempo: olhares sobre Juiz de Fora através do acervo do Museu Mariano Procópio” a partir do dia 29 de maio, no Independência Shopping. A iniciativa “Museu extra muros” reúne imagens da cidade, dos séculos XIX e XX, nas quais podem ser observadas as principais ruas e edificações de Juiz de Fora em diferentes épocas.

Exposição Museu Mariano Procópio no Independência Shopping — Foto: Divulgação

Exposição Museu Mariano Procópio no Independência Shopping — Foto: Divulgação

Corredor Multicultural

Entre os dias 30 de maio a 2 de junho, todas as regiões da cidade serão ocupadas por atrações artísticas gratuitas. É a 14ª edição do Corredor Multicultural. Juiz de Fora vai pulsar cultura!

Corredor Multicultural — Foto: Divulgação

Comenda Henrique Halfeld

Maior honraria do município, a medalha Comenda Henrique Halfeld será entregue a 25 homenageados com atuação destacada pela cidade. A cerimônia acontece às 19h, no Cine-Theatro Central, no dia 3.

Comenda Henrique Halfeld — Foto: Divulgação

Comenda Henrique Halfeld — Foto: Divulgação

Exposição Boniteza: arte na rua

A exposição “Boniteza: arte na rua”, promovida pela Secretaria de Governo (SG), exibirá imagens de artes feitas em diversos pontos da cidade: praças, pontes, murais, pontos de ônibus, postes… Intervenções artísticas que reforçaram o trabalho do Boniteza na cidade.

Exposição Boniteza: arte na rua — Foto: Divulgação

Casamento Comunitário

174 casais, número correspondente à idade do município, vão oficializar os votos no dia 13 de junho, dia do padroeiro da cidade, Santo Antônio. A exemplo dos dois últimos anos, a cerimônia será no Parque Municipal. A celebração, que legitima gratuitamente a união dos casais, inclui o casamento civil no cartório, a cerimônia oficial e uma festa para os noivos, padrinhos, pajens, daminhas e convidados. As mesas dos convidados de cada casal terão kits de salgados, refrigerante, bombons, bem-casados e bolo. Uma festa de casamento completa.

Casamento Comunitário — Foto: Divulgação
você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.