Portal Realidade

MEC lança 1ª Olimpíada de Educação Financeira

O Ministério da Educação, junto ao Tesouro Nacional e à B3 (Bolsa de Valores de São Paulo), lançou a 1ª Olimpíada do Tesouro Direto de Educação Financeira: Tesouros do Amanhã. A ação, que deve ser anual, visa a fomentar os conceitos da educação e da responsabilidade financeira entre os estudantes do 6º ao 9º ano do ensino fundamental e da 1ª série do ensino médio. 

A previsão é de que as provas sejam aplicadas em 17 de setembro, em todas as unidades federativas do Brasil, para alunos de escolas públicas e privadas. A iniciativa parte da premissa de que todos os estudantes devem ter acesso a conteúdos e materiais sobre planejamento orçamentário e educação financeira —essenciais para a tomada de decisões cada vez mais conscientes e responsáveis ao longo da vida. 

Como preparação para as olimpíadas, será oferecida uma plataforma que capacita professores com recursos didáticos especializados, ao mesmo tempo em que prepara os alunos para gerenciar os recursos (ganhos e gastos), economizar dinheiro de forma eficaz e entender as diferentes alternativas de investimentos. Além de ser uma olimpíada, a ação pretende criar uma jornada de conhecimento de educação financeira para escolas, professores e alunos. 

Todos os participantes receberão certificados digitais, e os melhores desempenhos serão reconhecidos com medalhas. Para incentivar a participação e o engajamento, a olimpíada oferecerá também um plano de premiações, contemplando as escolas públicas e seus professores.

Aquelas que tiverem maior nível de engajamento e desempenho, bem como os professores mais comprometidos, receberão premiações para investir em melhorias na própria escola, como laboratórios de ciência e computação, bibliotecas, compra de equipamentos, entre outros. Haverá duas escolas contempladas por estado, totalizando 54 instituições de ensino. 

INSCRIÇÕES

As escolas interessadas em participar da Olitef Tesouros do Amanhã devem acessar o site oficial para se inscrever, até 9 de setembro. As provas serão realizadas no mesmo mês, de forma presencial nas escolas cadastradas. 

As inscrições para a fase de premiações ocorrerão em momento posterior, assim que for publicado o regulamento que dispõe sobre as regras para os prêmios. Todas as escolas públicas e particulares do Brasil estão convidadas a participar dessa iniciativa.

você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.