Portal Realidade

NÃO BEBA COCA-COLA ANTES SABER DISTO! SUA SAÚDE PODE ESTAR EM RISCO

Uma das bebidas mais adoradas do em todo o mundo, a Coca-Cola é um refrigerante que possui a atenção de diversos nutricionistas, por conta de fatores ligados à saúde. Estima-se que diariamente são mais de 1,7 bilhão de litros consumidos por dia.

Além do seu sabor tradicional, a Coca-Cola também é comercializada com o sabor zero açúcar, e apesar de não possuir o açúcar comum, a versão conta com o aspartame como ingrediente, que consiste em nada mais que um adoçante artificial.

A versão da Coca-Cola sem açúcar também é bastante popular e é consumida por pessoas que buscam manter uma dieta longe de alimentos açucarados. No entanto, seu adoçante artificial está sendo avaliado pela Agência Internacional de Pesquisa sobre o Câncer (Iarc), que faz parte da Organização Mundial da Saúde (OMS).

Estudo feito pela IARC sobre o ingrediente da Coca-Cola

O aspartame está sendo classificado atualmente como “possível cancerígeno para humanos” e em breve, a OMS deve anunciar quais são os reais riscos do componente. Já faz alguns anos que a entidade estuda os riscos de adoçantes e neste ano, chegou a anunciar que os ingredientes podem ter feitos indesejáveis e também, podem estar associados a diabetes tipo 2, doenças cardiovasculares e mortalidade de adultos, em um longo prazo.

Anuncios

A OMS destacou alguns desses adoçantes que são consideras um perigo potencial. Entre eles estão: acessulfame de potássio, advantame, ciclamatos, neotame, sacarina, sucralose, stevia e seus derivados, além do aspartame, que está presente na Coca-Cola, e que já havia sido avaliado em 1951 pela própria OMS. Porém, a avaliação que ocorre agora, é feita pela IARC, que identifica o risco de câncer em componentes e alimentos.

Com isso, a pesquisa avaliará o potencial cancerígeno do ingrediente e com seus resultados, será possível que JECFA (Comitê Conjunto de Especialistas em Aditivos Alimentares da OMS/FAO) atualize suas informações sobre o aspartame.

De acordo com a Coca-Cola, o aspartame é um dos ingredientes mais pesquisados do mundo por meio de pesquisas alimentares. “Especialistas em saúde continuam a confirmar que o aspartame é seguro. Sua segurança foi validada mais uma vez”, diz uma resposta no site da empresa.

você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.