Portal Realidade

Nenhuma cidade brasileira está entre as 250 melhores do mundo; veja ranking  

Nenhuma cidade brasileira está entre as 250 melhores do mundo, segundo a edição de 2023 do Índice Global de Cidades da Oxford Economics. O ranking, que considera as 1.000 maiores cidades globais, avalia a economia, o capital humano, a qualidade de vida, o meio ambiente e a governança desses municípios. 

A cidade brasileira mais bem posicionada na avaliação geral é São Paulo, que aparece na 294ª posição, conforme a lista divulgada nesta quinta-feira (23). Segundo a Oxford Economics, o índice contempla 60% do PIB do planeta e mais de 30% da população mundial.  

A cidade mais bem posicionada no ranking geral é Nova York, nos Estados Unidos, seguida por Londres, no Reino Unido, e San José, também nos Estados Unidos.  

Entretanto, as classificações mudam quando se olha para as diferentes categorias do ranking.  

No quesito economia, os Estados Unidos estão em oito posições do Top 10. Já em relação ao capital humano, apenas três cidades americanas aparecem. A categoria de qualidade de vida é dominada por países europeus, enquanto em governança só quatro países se repetem (Nova Zelândia, Dinamarca, Finlândia e Noruega).  

O Brasil se destaca na categoria meio-ambiente, com duas cidades no Top 10: Fortaleza aparece na segunda posição, enquanto Natal está na quarta. Para essa classificação, a metodologia considerou critérios como qualidade do ar, desastres naturais, intensidade de emissões de carbono, entre outras.  

Ao todo, 29 cidades brasileiras aparecem na lista. Depois de São Paulo, as mais bem colocadas são Brasília (309º lugar), Rio de Janeiro (356º), Campinas (384º) e Florianópolis (395º). 

Fortaleza e Natal, que se sobressaem no critério “meio-ambiente”, aparecem na 496ª e 543ª posições, respectivamente, do ranking geral.  

Veja o Top 10 das cidades brasileiras:  

Ranking geral Cidades brasileiras 
294ª São Paulo (SP) 
309ª Brasília (DF) 
356ª Rio de Janeiro (RJ) 
384ª Campinas (SP) 
395ª Florianópolis (SC) 
418ª Porto Alegre (RS) 
458ª Curitiba (PR) 
460ª Belo Horizonte (MG) 
496ª Fortaleza (CE) 
515ª Joinville (SC) 

Fonte: Índice Global de Cidades, 2023, Oxford Economics

Top 10 do ranking global  

Ranking geral Cidades  País  
1ª Nova York  Estados Unidos 
2ª Londres Reino Unido 
3ª San José Estados Unidos  
4ª Tokyo Japão 
5ª Paris França  
6ª Seatle Estados Unidos 
7ª Los Angeles Estados Unidos 
8ª San Francisco Estados Unidos 
9ª Melbourne Austrália 
10ª Zurich Suíça  
você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.