A Sony não para de inovar no quesito imersão e uma de suas patentes mais recentes é a prova disso. Não bastasse a ideia de transmitir as ações do gameplay para o DualSense e a realidade virtual do PS VR2, agora a publisher japonesa estaria pensando em implementar aromas na experiência.
Essa novidade estaria totalmente ligada à divisão de entretenimento, como reportado pelo site GameRant. Mas calma lá, ninguém será surpreendido com um cheiro estranho saindo do controle ou da sala cinema nem nada parecido, a coisa parece mais “pé no chão” quando se entende a proposta do documento.
A ideia da Sony é oferecer cartuchos capazes de reproduzir aromas específicos através das experiências de gameplay. Claro, isso pode ser muito bem-vindo durante a exploração de jogos mais tranquilos como Sackboy, mas um problema caso seja implementado em God of War — imagine o cheiro do Leviathan pós-batalha.

Vale lembrar que isso é apenas uma patente. Nem toda tecnologia registrada pela empresa costuma de fato ser lançada no mercado e entregue ao consumidor no final das contas. Resumindo, não crie expectativas para essa possível funcionalidade futura nos games.