Portal Realidade

O crescente domínio dos games mobile: uma mudança no paradigma do entretenimento

A Pesquisa Game Brasil mostrou que 73,9% dos brasileiros afirmaram jogar jogos digitais, um aumento de 3,8% comparado com a edição anterior. O mesmo estudo trouxe que os smartphones seguem como os preferidos dos brasileiros para jogar.

Esses dados não chegam a assustar porque, nos últimos anos, testemunhamos uma mudança significativa e crescimento dos jogos eletrônicos, com os games mobiles emergindo como os queridinhos da indústria. Mas por que essa ascensão?

Não há como negar que a acessibilidade é um dos e talvez seja o principal motivo por trás do sucesso dos jogos mobiles. Com a proliferação de smartphones e o avanço da conectividade, nunca foi tão fácil entrar no mundo dos jogos. A democratização dos celulares, aliada à disponibilidade de conexões 5G e Wi-Fi, permite que os jogadores desfrutem de seus jogos favoritos em qualquer lugar e a qualquer momento.

Aliado a isso estão as gerações: “Millennials” (1981 – 1996) com a crescente influência da tecnologia em suas vidas; “Z” (1997- 2010) que já nasceram com a conectividade caminhando; e a “Geração Alfa” (2010) que veem a tecnologia desde bebês. Podemos observar atualmente que estas gerações estão profundamente imersas na cultura digital, o que naturalmente os aproxima do universo dos jogos, impulsionando o crescimento do mercado de jogos no País.

Não é só no Brasil que o fenômeno do aumento de jogos mobile acontece, essa experiência é no mundo todo, não é incomum, por exemplo, vermos nos transportes públicos alguém jogando. Porém quando comparamos o Brasil com outros países que também jogam bastante encontramos diferenças sutis, mas significativas.

Entretanto, plataformas e publishers nacionais e internacionais estão se movimentando e investindo para uma experiência melhor de jogo no Brasil. Essas empresas não apenas promovem os jogos, mas também adaptam seus conteúdos e estratégias para atender às demandas específicas dos jogadores brasileiros.

O Reconhecimento da Indústria

A indústria de jogos eletrônicos já reconhece cada vez mais a importância dos jogos mobiles para o seu crescimento. Vemos franquias e jogos tradicionalmente associados a consoles e computadores agora migrando para o mercado mobile, demonstrando a crescente relevância e aceitação desse segmento.

Apesar do crescimento exponencial apresentado pelos jogos mobile, é difícil prever se eles vão superar os jogos em consoles ou computadores no futuro. Afinal, essas plataformas oferecem experiências de jogo distintas – os jogos mobiles são mais casuais, enquanto os consoles e computadores proporcionam uma imersão mais profunda. É provável que haja espaço para ambos, com cada um atendendo a diferentes preferências e necessidades dos jogadores.

você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.